O homem de camisa vermelha – Por Cidinha da Silva

O vermelho inundava a cidade. Festa de Santa Bárbara. Pelas matas comida arriada para Iansã. Nas ruas, um ou outro espetaculoso dava santo e os mais experientes na religião meneavam a cabeça, incrédulos.

O padre salpicava água benta de Santa Bárbara no ambiente e quando respingava no povo era frequente ouvir baixinho “Eparrei Oiyá”! , era também comum uma mão espalmada e suspensa pouco acima do ombro, logo convertida no sinal da cruz.

A multidão rezava fervorosa e festeira. A chuva ameaçadora caiu e a igreja se tornou o abrigo mais cobiçado. Fiéis se deslocavam no passo das horas, resignados até chegar aos pés da santa. A visitante, extasiada, registrava cada detalhe da fé transbordante.

Há três metros do local de consagração da Santa, passa uma mulher agitada e avisa para que as pessoas tomem cuidado, um homem de camisa vermelha está batendo carteiras. Ela desdenha! Tudo era vermelho à volta.

Chega sua vez de postar-se ao pé da Santa. Toca-lhe um lugarzinho ao lado de um jovem senhor, cuja introspecção já havia merecido uma fotografia. A posição dele é bem confortável, os braços descansam à beira do andor e a cabeça repousa entre eles. Ela segue o exemplo do homem, fecha os olhos para conectar-se completamente com o Altíssimo. Terminada a oração, sai da igreja, nos mesmos passos lentos da entrada, mais rica e alimentada pela fé coletiva.

O Sol reaparecera e ela leva a mão à blusa para pegar os óculos escuros. Não estão lá. Olha dentro da bolsa, também não. Foi furtada dentro da igreja. Que chato.

Paciência! É o que recomenda a si mesma. Entrega-se ao deleite de revisar as fotos, repara que registrou uma sequencia do rapaz concentrado, em oração. A primeira vocês já conhecem. Na segunda foto só o braço esquerdo do fotografado apoia-se no oratório, o direito pende, discreto. Na terceira imagem, a câmera flagra a mão direita dele ultrapassando o sovaco esquerdo. Nessa hora ela entende tudo. O homem de camisa vermelha.

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Religião e eleições

Por: Vitor Gomes Pinto   Barack Hussein Obama...

Craque Brasileirão 2009: Andrade, do Flamengo, é o melhor técnico

Símbolo do campeão brasileiro de 2009, o técnico Andrade...

A ausência de uma nova narrativa na Rio+20

Por Leonardo Boff   O vazio básico do...

Congolesa foge para não morrer e se perde da família

Às vezes, o refúgio é, mais do que...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=