Professora e sambista Pedrina de Deus morre nesta quinta-feira em Fortaleza

Os sambas de Fortaleza perderam um membro de excelência. Pedrina de Deus morreu na manhã desta quinta-feira, 20, aos 66 anos. Publicitária, professora universitária e consultora de marketing, a sambista lutava contra um câncer. Pedrina se foi, mas deixou um tanto dela espalhado pelos cantos de Fortaleza.

O velório da Pedrina irá ocorrer nesta sexta, dia 21, a partir das 8 horas, na Funerária Jerusalém (Av. Heráclito Graça, 330 – Centro). O sepultamento será às 16h no Cemitério Jardim do Éden, em Pacatuba.

Paraense nascida em Belém, Pedrina escolheu Fortaleza para fazer seu lar. No movimento negro, a professora ganhou visibilidade em amplitude nacional na luta pelas mulheres. Na década de 1970, no Rio de Janeiro, dirigiu o Instituto das Pesquisas das Culturas Negras (IPCN). Em Fortaleza, também se espalhada durante os Carnavais, desfilando em escolas de samba, blocos e afoxés pela avenida Domingos Olímpio.

“Foram muito sambas, muitas intimidades, muitas festividades e felicidades. O samba era sempre a pauta do dia. Pedrina tinha sempre uma alegria contagiante, sempre com um sorriso aberto e um coração enorme. Tudo para ela era alegria”, descreve o amigo Luiz Alberto Duarte Júnior, que conta quase 20 anos de amizade com Pedrina.

Também amigo, o jornalista Felipe Araújo define: “Pedrina foi uma figura rara. Uma mulher de fibra, que desde jovem se ergueu contra a opressão de raça e de gênero. Um ser de luz, que por mais de duas décadas iluminou os caminhos do samba, da negritude e do Carnaval de Fortaleza”.

Bob Santos, proprietário da SG Propag, empresa onde Pedrina trabalhava há 18 anos, conta que a consultora de marketing era um dos braços da agência. “A gente sempre a consultava. E sempre obedecia. Era uma pessoa bastante estudiosa, sempre inquieta, como deve ser todo publicitário. Vai fazer uma falta grande”.

O sambista Gugu do Cavaco, que também era amigo de Pedrina, conta que a conheceu no Bar da Mocinha, cerca de dez anos atrás. E brinca: “ela só não podia ir a todos os sambas, porque era só uma”. E Pedrina circulava por entre as rodas de samba de Fortaleza, da Praia de Iracema à Parquelândia, passando pelo Monte Castelo. Sempre querida, sempre abraçada e abraçando, com seu sorriso aberto, o paraíso perto, pra vida melhorar, tal qual cantava Jovelina Pérola Negra. (Colaborou Teresa Monteiro)

+ sobre o tema

Marinha renega heroísmo da Revolta da Chibata

Em 21 de novembro de 1910, irrompeu um movimento de...

Morre Marlena Shaw, cantora americana do hit ‘California Soul’, aos 81

Marlena Shaw, cantora de jazz e R&B conhecida pela música "California...

Engenheira Nadia Ayad, brasileira, vence concurso mundial por sua pesquisa com carbono

Ainda na graduação no IME, a (agora) engenheira Nadia...

CULTNE DOC – Histórias do Pós-Abolição

Os debates do II Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição...

para lembrar

Escrita Feminina Negra

A pesquisadora Cristian Sales apresenta-nos em sua dissertação intitulada Composições e recomposições:...

Winnie Mandela

Nascida Nomzamo Winifred Zanyiwe Madikizela, ficou mundialmente conhecida como esposa...

45 anos da Marcha sobre Washington

No dia 28 de agosto de 1963 acontecia na...

Ator Joseph Fiennes de ‘Shakespeare Apaixonado’ é escolhido para viver Michael Jackson em filme

Protagonista do premiado 'Shakespeare Apaixonado' (1998), o ator Joseph...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=