Reveillon da crise

por, Mauricio Pestana enviado pra o Portal Geledes

Diz um velho amigo baiano Zulu Araújo, que uma das verdades mais absolutas deste país e que tudo começa na Bahia ou como diz Gilberto Gil em verso e prosa primeira missa, primeiro pelourinho , primeiro índio abatido também que Deus sei que Deus dá.

Ouso discordar e dizer que principalmente nossas maiores mazelas contemporâneas começam na segunda capital do Brasil, Rio de Janeiro: primeiro arrastão , primeira organização criminosa em presídios, primeiro governador encarcerado e agora primeiro prefeito de uma grande capital da universal  que Deus deu que Deus dá.
Essa entrada de ano me rendi as encantadoras propagandas globais e fui assisti de perto os fogos de artifício mais badalados do país, os da areia de Copacabana onde pude reforçar minha tese.
No reveillon da crise o palco principal e único, foi montado é claro na praia ao lado do Copacabana Palace paraíso da elite nacional e estrangeira que podiam assistir de camarote além dos shows os fogos lançados principalmente de um transatlântico ancorado mar a dentro .
Do outro lado da rua na praia uma burguesia decadente eram atendidos por serviçais e ambulantes quase todos negros como nos 380 anos de escravização, a aparente calma e falsa alegria regada a muita bebida alcoólica só era interrompida quando um ou outro arrastão de moleques quase todos pretos corriam em meio a turistas quase todos brancos, cenas de um reveillon longe de passar nos “dóceis e pacíficos lares globais “no reveillon da crise moral, econômica e política brasileira.

+ sobre o tema

Marina diz em NY que não mudará a economia

Por: CRISTINA FIBE Candidata do PV pede fim de...

Ativismo digital indígena: passo adiante ou cilada?

Cresceu muito, entre os povos tradicionais, o uso da...

Às agressões humanas, a Terra responde com flores

Mais que no âmago de uma crise de proporções...

Alckmin lidera com 50% para governador de SP, aponta Ibope

Candidato do PSDB venceria no primeiro turno, se eleição...

para lembrar

O país que adotou a violência, mas quer abortar o criminoso

Em regra todo criminoso/delinquente/infrator contumaz possui valores próprios, singulares,...

Centenas de indígenas participam do primeiro dia dos ‘jogos tradicionais’

Os jogos tradicionais representam o momento de maior fascínio...

Juíza lança “O Negro no Século XXI”

Fonte: Portal Imbuí - "O Negro no Século XXI"....

Oxfam Brasil contrata Assistente Executivo(a)

Oxfam Brasil contrata Assistente Executivo(a) para dar apoio à...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=