Secretário do Rio de Janeiro que agrediu ex-mulher não considera que seja um caso da Lei Maria da Penha

O secretário-executivo de coordenação de governo do Rio e pré-candidato à prefeitura da cidade, Pedro Paulo Carvalho (PMDB) negou que o episódio em que agrediu sua ex-mulher, Alexandra Marcondes, tenha sido um caso da lei Maria da Penha.

Por Larissa Baltazar, do Brasil Post 

“É importante a gente distinguir um descontrole em um episódio, uma briga de casal, uma discussão de casal, do que é um episódio deliberado de violência doméstica. Não tenho comportamento repetitivo [agressivo] com mulher”, disse o secretário à Folha de S.Paulo.

Em 2010, Alexandra Marcondes depôs à Polícia Civil que o então marido a teria agredido após ela descobrir um caso de traição e pedir o divórcio.

Segundo o jornal O Globo, nos laudos de 2010 do Instituto Médico-Legal constam que ela possuía equimoses e escoriações em diversas partes, como rosto, pescoço, braço e perna, além de “edema traumático” na mão esquerda.

No depoimento à polícia na época, ela conta que levou um soco no olho e outro na boca — este a fez quebrar um dente.

O secretário, por sua vez, possui no laudo esfoliações provocadas por unhas e ferimentos de objetos jogados pela ex-mulher.

“Acho que não cabe a gente falar: ‘Ah! Ela me agrediu e eu me defendi’. Fazer disso uma discussão pericial do episódio. O ponto importante disso é que há algum tempo me desculpei com a minha família, com a Alexandra”, disse o político na entrevista à Folha de S.Paulo.

Leia Também: PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

O caso foi revelado pela revista Veja no dia 16 de outubro, e admitido por Pedro Paulo nesta quinta-feira (5).

Na última terça-feira (3), Alexandra Marcondes confirmou o caso ao Ministério Público, mas ressaltou que foram “agressões recíprocas”, segundo O Globo.

Ainda na entrevista à Folha de S.Paulo, Pedro Paulo elogiou a atitude da ex-mulher de vir a público:

“Tenho que agradecer publicamente a Alexandra. A coragem e grandeza dela por fazer uma nota e depois vir ao Ministério Público espontaneamente manifestar o desejo de que isso seja encerrado e superado como está no âmbito familiar.”

Sobre sua pré-candidatura, o político afirmou que está tudo nas mãos do partido. “Meu objetivo é proteção da minha família, filha e superação desse episódio.”

Pedro Paulo e Alexandra têm uma filha de dez anos. Ambos se casaram novamente. Ele possui outros dois filhos com a nova esposa.

+ sobre o tema

para lembrar

O cuidado e o feminismo em tempos de pandemia

O papel de tomar conta da família, invisível e...

Saiba como realizar denúncia de violação de direitos humanos

Qualquer tipo de violência contra uma pessoa, desde violência...

Jandira quer ampliar proteção da Lei Maria da Penha a transexuais

da assessoria de imprensa da deputada federal Jandira Feghali, via...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=