20 de Novembro: Uma história de luta e resistência contra o racismo, a exploração e todas as formas de opressão

Em Porto Alegre (RS), no dia 20/11 (quarta-feira) acontece a 7ª MARCHA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES, com saída às 18h, no Largo Glênio Peres (em frente à prefeitura). Um dia para reafirmar a luta!

Poucos sabem que a escolha da data que deu origem ao 20 de novembro vem de uma pesquisa feita pelo Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul – mais especificamente por Oliveira Silveira, militante falecido do Movimento Negro. A importância da data da morte de Zumbi de Palmares, em 20 de novembro de 1695, que reafirmamos como dia de luta e de resistência dos milhares de negros e negras escravizados, em nome da acumulação de riquezas do colonizador, hoje é para nós a marca de que nossa luta está longe de acabar.

Com o neoliberalismo e seus ataques à classe trabalhadora de conjunto, e a crise econômica mundial e os reflexos no Brasil, percebemos que os negros(as), que são a metade da população, encontram-se nas piores condições de ter uma vida digna em todos os aspectos. Os dados estatísticos demonstram, com nitidez, por exemplo: representam 69,3% dos 10% mais pobres, trabalham 2 horas a mais do que os brancos, na estrutura ocupacional segundo raça/cor na pesquisa feita pela Fundação de Economia e Estatística vemos que há menor contratação de negros(as) em trabalhos como da indústria, comércio e serviços – enquanto que na construção civil e no emprego doméstico, se olharmos os dados de Porto Alegre, veremos que os negros são 60%, em uma capital onde no Estado representam apenas 15,5% do total.

Essa discrepância de condição se apresenta em todos os estados brasileiros. Mas não apenas nesse sentido se reflete o racismo. Negros recebem os mais baixos salários em piores condições de trabalho. Ocupam postos na terceirização e no subemprego. As mulheres negras ganham 1/3 do rendimento de um homem branco; as crianças negras começam a trabalhar mais cedo.

A violência contra a mulher negra que é tida “como a carne mais barata do mercado”; só aumenta, mesmo com a Lei Maria da Penha. As mulheres continuam sendo mortas em suas próprias casas e as mulheres negras não fogem à regra. Pelo contrário, em todos os índices são as que mais sofrem de abusos e violências físicas e moral. E, ainda, contam com o silêncio do racismo institucional, quando vão denunciar os crimes ou pedir ajuda.

Nem Lula, nem Dilma mudaram a condição de opressão e de racismo dos negros e negras em nosso país. Por todas essas questões é que o 20 de novembro, assim como Zumbi, que morreu na luta neste dia, para nós é dia de muita luta, garra e resistência.

PARTICIPE:

DIA 20 DE NOVEMBRO: 7ª MARCHA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
Às 18h – no Largo Glênio Peres

Fonte: SINDPPD-RS

+ sobre o tema

Histórias de mulheres negras são contadas na exposição Afrolatinas

A produtora e curadora da exposição Afrolatinas, Chaia Dechien,...

African Fashion Show – A moda e modelos da África

Apresentação do African Fashion Show com modelos e moda...

Congresso dos Estados Unidos terá primeiro homem negro líder de partido

Os democratas da Câmara dos Estados Unidos escolheram o presidente do caucus, Hakeem Jeffries,...

Pele negra, máscaras brancas ou Frantz Fanon, o anjo anunciador

Senta que lá vem... Para Alexandra Dumas por Alberto Heráclito Ferreira...

para lembrar

Livro de Lázaro Ramos bate recorde de vendas da Flip

Livraria oficial do evento vendeu 1.187 exemplares da obra...

Projeto Memória homenageia ativista do movimento negro Lélia Gonzalez

A historiadora, antropóloga e filósofa, Lélia Gonzalez, foi homenageada...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=