25 de julho: Seminário destacará Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha em Cubatão

Programação é da Prefeitura, por meio da Semci, realizada pela Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica

Destacar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha , 25 de julho, e também a do Ano Internacional dos Afrodescendentes (2011), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e referendado pela Presidência da República, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -Seppir. Esse é um dos objetivos do seminário Mulheres Negras, Raízes da Resistência , a ser realizado no dia 25, segunda-feira, a partir das 13h30, no auditório da Câmara Municipal de Cubatão, à Praça dos Emancipadores s/nº, Centro Cubatão.

A promoção é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social (Semci), realizada pela Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica de Cubatão. Consta ainda de parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, com apoio do Fórum Metropolitano de Juventude Negra e do Educafro.

A informação é do titular dessa coordenadoria, Júlio Evangelista Santos Júnior. Segundo adiantou deverá ser composta a mesa de abertura do evento, às 13h30. Para as 14 horas, está prevista a palestra de tema Mulheres Negras: Empoderamento e Auto-estima , a cargo da Dra. Izabel Cristina Marques, advogada e professora, militante do Movimento Negro e Feminista, e coordenadora na Baixada tanto do Projeto Educafro como também do Fórum Metropolitano de Juventude Negra e ex-conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) de Cubatão.

Na sequência, com início marcado para as 14h45, haverá a mesa redonda Racismo, Machismo e Mercado de Trabalho , de que participarão a palestrante; Daniela Buruaem (Dany Buru), produtora, organizadora e assessora de eventos e coordenadora do Projeto Rap Day ; e Paloma dos Santos, diretora sindical e coordenadora do projeto Educafro , Núcleo Cubatão.

Ficou programada para as 15h30 a entrega do prêmio Maria Liberata – Vó Bia . Menção honrosa será dedicada a Regina Helena Madeira (neta da Vó Bia), servidora municipal, militante do Movimento Negro e ex-conselheira do CPDCN. Na oportunidade, será premiada Paloma dos Santos e homenageadas Daniela Buruaem (Dany Buru) e Dra. Izabel Cristina Marques.

Júlio Evangelista disse que a data a que o evento faz alusão foi instituída durante o I Encontro da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, onde se reuniram cerca de 400 mulheres negras de todo o mundo. Afirmou tratar-se de uma data para reflexão, luta anti-racista e feminista e de festividade.

Conferência – A partir das 16h15, ainda no interior da programação, ocorrerá elaboração de propostas sob a temática Mulheres Negras, com vistas à Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, marcada para 24 de agosto, às 17h30, no Bloco Cultural José Edgard da Silva , anexo ao prédio da Prefeitura.

A exemplo desta, outras pre-conferências estão marcadas em diferentes datas e locais. No dia 27, às 19 horas, o local é a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Accic), à Rua Bahia, 171, Centro; em 2 de agosto, às 15 horas, ocorrerá no Centro de Referência do Idoso Antonia Bonfim de Aquino , o Conviver da Terceira Idade , à Rua Fernando Costa, 181, Vila Santa Rosa; dia 9 de agosto, às 14 horas, no Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos, Camp de Cubatão, à Rua José Vicente, 440, Sítio Cafezal; dia 10 de agosto,13 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Fabril, à Rua do Bosque, 2; e dia 17, às 14 horas, no Cras do Jardim Real, à Rua Acácia dos Santos Pereira, 45.

Fonte: JusBrasil

+ sobre o tema

Mulheres que atuam na defesa da Amazônia Legal são vítimas de violência

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Igarapé mostra que...

Única negra em universidade japonesa: “Pobre também pode estudar fora”

"De Itaquera pra atual universidade número um do Japão!...

Projeto permite que mulheres chequem antecedentes criminais de parceiros

Um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa do...

Fórum Social Mundial denuncia ‘aliança perversa’ contra a vida das mulheres

Ativistas pela igualdade de gênero da Índia, Curdistão, Estados Unidos, Saara...

para lembrar

‘Sou um ato político’, diz 1ª passista plus size da Mocidade Alegre

Em entrevista à Catraca Livre, Joyce Carolina relata situações...

Julho das Prestas: Instituto Marielle Franco lança historia em quadrinhos

No mês em que se celebra o aniversário de...

Minha cor chega primeiro. Reflexões sobre a experiência de ser uma mulher negra

Desde o momento do meu nascimento até meus derradeiros...

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21...
spot_imgspot_img

Vozes da resistência negra celebram a vida de Leci Brandão

Leci Brandão é uma artista e parlamentar cuja trajetória é marcada pela luta contra o racismo, um combate que atravessa sua música, sua vida...

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

O Congresso aprovou um projeto de lei que aumenta para 40 anos a pena máxima para o crime de feminicídio, que estará definido em um...

Saúde lança programa para reduzir mortalidade materna de mulheres pretas em 50% até 2027

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (12) uma nova versão do projeto Rede Cegonha, criado em 2011 e descontinuado em 2022, voltado para o cuidado...
-+=