sexta-feira, agosto 12, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher Negra25 de julho: Seminário destacará Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana...

25 de julho: Seminário destacará Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha em Cubatão

Programação é da Prefeitura, por meio da Semci, realizada pela Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica

Destacar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha , 25 de julho, e também a do Ano Internacional dos Afrodescendentes (2011), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e referendado pela Presidência da República, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -Seppir. Esse é um dos objetivos do seminário Mulheres Negras, Raízes da Resistência , a ser realizado no dia 25, segunda-feira, a partir das 13h30, no auditório da Câmara Municipal de Cubatão, à Praça dos Emancipadores s/nº, Centro Cubatão.

A promoção é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social (Semci), realizada pela Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica de Cubatão. Consta ainda de parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, com apoio do Fórum Metropolitano de Juventude Negra e do Educafro.

A informação é do titular dessa coordenadoria, Júlio Evangelista Santos Júnior. Segundo adiantou deverá ser composta a mesa de abertura do evento, às 13h30. Para as 14 horas, está prevista a palestra de tema Mulheres Negras: Empoderamento e Auto-estima , a cargo da Dra. Izabel Cristina Marques, advogada e professora, militante do Movimento Negro e Feminista, e coordenadora na Baixada tanto do Projeto Educafro como também do Fórum Metropolitano de Juventude Negra e ex-conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) de Cubatão.

Na sequência, com início marcado para as 14h45, haverá a mesa redonda Racismo, Machismo e Mercado de Trabalho , de que participarão a palestrante; Daniela Buruaem (Dany Buru), produtora, organizadora e assessora de eventos e coordenadora do Projeto Rap Day ; e Paloma dos Santos, diretora sindical e coordenadora do projeto Educafro , Núcleo Cubatão.

Ficou programada para as 15h30 a entrega do prêmio Maria Liberata – Vó Bia . Menção honrosa será dedicada a Regina Helena Madeira (neta da Vó Bia), servidora municipal, militante do Movimento Negro e ex-conselheira do CPDCN. Na oportunidade, será premiada Paloma dos Santos e homenageadas Daniela Buruaem (Dany Buru) e Dra. Izabel Cristina Marques.

Júlio Evangelista disse que a data a que o evento faz alusão foi instituída durante o I Encontro da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, onde se reuniram cerca de 400 mulheres negras de todo o mundo. Afirmou tratar-se de uma data para reflexão, luta anti-racista e feminista e de festividade.

Conferência – A partir das 16h15, ainda no interior da programação, ocorrerá elaboração de propostas sob a temática Mulheres Negras, com vistas à Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, marcada para 24 de agosto, às 17h30, no Bloco Cultural José Edgard da Silva , anexo ao prédio da Prefeitura.

A exemplo desta, outras pre-conferências estão marcadas em diferentes datas e locais. No dia 27, às 19 horas, o local é a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Accic), à Rua Bahia, 171, Centro; em 2 de agosto, às 15 horas, ocorrerá no Centro de Referência do Idoso Antonia Bonfim de Aquino , o Conviver da Terceira Idade , à Rua Fernando Costa, 181, Vila Santa Rosa; dia 9 de agosto, às 14 horas, no Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos, Camp de Cubatão, à Rua José Vicente, 440, Sítio Cafezal; dia 10 de agosto,13 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Fabril, à Rua do Bosque, 2; e dia 17, às 14 horas, no Cras do Jardim Real, à Rua Acácia dos Santos Pereira, 45.

Fonte: JusBrasil

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench