400 nomes denunciados por fraudes à política de cotas na UFRGS

“O primeiro passo é vergonha na cara” foi uma das frases de Lázaro Ramos no lançamento de seu livro “Na Minha Pele”, na Flip. Lázaro denuncia o que negras e negros ligados ou não aos movimentos sociais vêm falando historicamente sobre a condição de ser negro num país racista como o Brasil. É exatamente esta frase que sintetiza a denúncia feita pelo movimento BALANTA dia 20 de julho à Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com cerca de 400 nomes em suspeição de fraude às Ações Afirmativas.

Em nota o coletivo aponta a importância da denúncia para manter as vagas às pessoas de direito. Em resposta à situação a Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) da Universidade afirma a necessidade da denúncia como um processo pedagógico de controle social da política historicamente demandada pelos movimentos sociais negros e indígenas.

No mesmo dia 20 após denúncia formal à Universidade o movimento BALANTA realizou uma Aula Pública intitulada “Declarar-se Negro Convém?”, que contou com a presença de ativistas negros do Estado. A aula retratou os debates clássicos do movimento negro sobre a política de cotas, as transformações que esta política vêm sofrendo ao longo dos anos em âmbito federal como dentro das próprias instituições de ensino e a necessidade permanente de lutar para que as ações afirmativas se mantenham com as pessoas de direito. Também trataram sobre a discussão da autodeclaração e da heteroidentificação levantando toda a jurisprudência do tema que sustentou a denúncia e acusando de improbidade administrativa a Administração da Universidade que acata e homologa matrículas de pessoas não negras (pretas e pardas) e não indígenas a adentrarem em vagas reservadas a estes públicos.

SOBRE A DENÚNCIA

Foi entregue um documento com cerca de 7 páginas fundamentando as razões que levaram o movimento a submeter a denúncia. Este documento foi acompanhado de anexo em CD com as fotos dos denunciados, suas redes sociais, seus respectivos cursos, modalidades e anos de ingresso. Alguns com fotos inclusive de familiares e prints de postagem de cunho racista, como exemplo um que dizia estar indo se “bronzear” para “pegar uma cota”.

Foram 7 meses de reuniões, debates e levantamento de dados que o movimento pontua como sendo um trabalho exploratório, pois salientam que é dever da Administração Pública cumprir com o princípio da legalidade dos seus atos e corrigi-los uma vez que estes estejam em desconformidade ou causando desvios na finalidade da política. Para além disso, alertam que a falta de vergonha na cara é tanta que devem ter muitos outros por aí, portanto exigem que seja verificada todos aqueles e aquelas que adentraram nos últimos anos pela política.

Dentre os pedidos da denúncia está a urgência da criação de mecanismos administrativos que coíbam e combatam estas práticas de pessoas não negras e indígenas usurparem uma política para ter tratamento diferenciado e ainda mais privilegiado que já têm, assim como a necessidade de reaver estas vagas à quem de fato elas pertencem, fazendo jus a função teleológica da política já expressa pelo Supremo Tribunal Federal e a jurisprudência do tema. Por fim ressaltam a importância da criação de uma comissão de acompanhamento da denúncia entre o movimento e a Administração e a necessidade vigilante do povo negro de norte a sul lutar como nossos mais velhos lutaram e lutam.

Outras notícias sobre o caso

+ sobre o tema

Coletivo Negrada denuncia 40 por fraude em cotas raciais

Aprovados na Ufes pelo vestibular deste ano teriam mentido...

Nós viemos para bagunçar os lugares da mesa

Por Taina Aparecida Silva Santos* – Uma reflexão sobre a...

Reflexão sobre o processo de ampliação da política de cotas raciais

Na última terça-feira, dia 02/06, o Conselho Universitário da...

para lembrar

Branquitude e poder – a questão das cotas para negros

Maria Aparecida Silva Bento Coordenadora executiva do CEERT - Centro...

Senado aprova cotas para negros em concursos públicos

Cotas para negros em concursos públicos Os concursos públicos federais...

Desempenho de cotistas na UFMG é igual ou superior aos demais alunos

Enviado por  João Augusto Silveira Ferreira via Facebook Universidade apresentou nessa quinta-feira...

Nota de repúdio às atitudes de racismo e intolerância ocorridos no cotidiano da UEFS

A Comissão de Ações Afirmativas da Universidade Estadual de...
spot_imgspot_img

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...

Em defesa das cotas raciais – uma resposta à Folha de São Paulo

Nos últimos dias a Folha de São Paulo, um dos principais jornais do país, tem publicado matérias e editoriais defendendo abertamente o fim das...
-+=