Pin-up Negra: Histórias e Tendências

O estilo pin-up surgiu no início do século XX e uma pin-up é normalmente uma mulher que trabalha como modelo ou atriz e é fotografada em poses sensuais e roupas provocantes. A maquiagem é marcante, composta por batom vermelho e delineado nos olhos.

Entre as pin-ups mais famosas da história está Marilyn Monroe e nos dias de hoje o destaque vai para a pin-up Dita Von Teese e outras artistas como Lana Del Rey e  Rihanna formam o time das famosas que aderem ao estilo.

O que muitos ignoram é que enquanto Marilyn Monroe nascia, pin-ups negras já brilhavam no cenário internacional.

Ao contrário do que muitos pensam, ser pin-up não é uma exclusividade das brancas, existiram várias negras pin-ups que brilharam no cenário internacional em épocas anteriores e que marcaram a história. Entre elas, o destaque vai para duas artistas negras. Josephine Baker, que foi uma dançarina, cantora e atriz norte-americana naturalizada francesa que teve o sucesso iniciado em 1926 como dançarina, sendo a estrela de um grande teatro francês e viajou o mundo para encantá-lo com sua performance.

Na imagem abaixo, Josephine em suas apresentações e uma boneca barbie inspirada na artista.

A estrela Josephine foi homenageada pela cantora Beyoncé, que usou em um show uma saia inspirada na polêmica saia de bananas que foi usada por Josephine em suas apresentações em 1926.

A outra negra pin-up de destaque internacional foi a atriz e cantora Dorothy Dandridge, americana de origem africana que fez sucesso em filmes de Hollywood e em musicais da Broadway. Foi a primeira mulher negra a ser indicada ao Oscar de melhor atriz e também foi a primeira a ser capa de uma grande revista americana e a artista tem uma estrela na calçada da fama.

Dorothy Dandridge no set de A fabulosa aventura de Marco Polo, filme de 1962 (Foto: Wikimedia Commons)

Rihanna, em homenagem à Dorothy, reproduz a foto da primeira capa de uma negra na revista Life.

Rihannapinup
(Foto: Divulgação/ Smooth)

Rihanna usa frequentemente penteados e roupas no estilo pin-up, é possível perceber através das imagens divulgadas pela imprensa que ela usa tanto em seus shows quanto no dia a dia. Os elementos do estilo retrô está nos cabelos, na roupa, no formato das unhas e principalmente na maquiagem.

Então, se algum dia você quis seguir o estilo vintage e se maquiar ou vestir como uma pin-up e ainda não sabia que este estilo nunca foi exclusividade das mulheres brancas (nenhuma estilo é exclusivo para uma determinada raça) pode ficar animada e se for repreendida por estar usando o estilo pin-up poderá dizer  que ela mal informados. Hehehe. As Pin-ups Negras já existiam antes da Marilyn Monroe nascer.

Mesmo se não existisse pin-up negra ainda assim poderíamos nos vestir e maquiar com o estilo, mas é uma boa resposta dizer para quem não conhece a história das negras pin-ups.

 

 

+ sobre o tema

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

Representação de negros nos quadrinhos segue estereótipos, revela pesquisa

Existe estereotipização na forma como os negros são retratados...

‘No Brasil, o preconceito aparece como um vírus’, declara Taís Araújo para revista

O jornalista Lauro Jardim escreveu há uma semana na Veja que a Fifa teria preterido Camila...

para lembrar

Ludmilla destaca referências negras na música: ‘Elza Soares e Alcione são símbolos’

Prestes a lançar seu segundo disco, Ludmilla marca território...

Angolanos disputam prémios africanos

C4 Pedro, NGA e Preto Show concorrem aos prémios...

Herói de série da Netflix questiona racismo

As séries produzidas pela plataforma de streaming Netflix têm...

Serena Williams aceita pedido de casamento de fundador de rede social

A tenista Serena Williams está noiva. A americana anunciou...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=