Fatma Samoura é primeira mulher secretária-geral da FIFA

A senegalesa Fatma Samoura, diplomata da ONU, foi esta sexta-feira nomeada secretária-geral da FIFA e vai tornar-se na primeira mulher a desempenhar as funções de número dois do organismo.

Do JN

A escolha de Samoura, que nas duas últimas décadas tem trabalhado em vários países do continente africano para as Nações Unidas, foi anunciada pelo presidente Gianni Infantino no 66.º congresso da FIFA, que decorre na Cidade do México.

“Fatma é uma mulher com experiência internacional e tem a visão de alguém que trabalhou nos maiores desafios dos nossos tempos. Provou que tem a habilidade para construir e liderar equipas e melhorar o seu funcionamento. É uma pessoa que entende que a transparência é o ‘coração’ de um empresa organizada e bem gerida”, disse o dirigente italo-suíço.

De acordo com os estatutos da FIFA, a nomeação de Fatma Samoura terá que passar pelo comité de revisão do organismo, sendo esperado que a dirigente senegalesa assuma funções no mês de junho.

“É um dia fantástico para mim. É uma honra ter sido nomeada para um papel tão importante na FIFA. Irei utilizar a minha experiência e o meu conhecimento na importante reforma que está a ser implementada na FIFA”, afirmou Fatma Samoura, de 51 anos.

O anterior secretário-geral, o francês Jerome Valcke, foi suspenso por 12 anos de todas as atividades relacionadas com o futebol, no âmbito do escândalo de corrupção que abalou a instituição, tendo sido substituído interinamente pelo alemão Markus Kattner.

+ sobre o tema

2° Mostra da Mulher Afro discute violência contra a mulher negra

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) realiza...

Como palmiteiros nascem? Uma reflexão de quem sempre palmitou

A palmitagem existe. Eu sei que existe porque eu palmito. É...

Para mulheres asiático-americanas, racismo e machismo são inseparáveis

Depois que oito pessoas, seis delas mulheres asiáticas, foram...

para lembrar

Papa Francisco pede nova atitude da Igreja com os filhos de homossexuais

Roma - O papa Francisco pediu à Igreja católica para...

Na volta ao circuito mundial, Rafaela Silva é ouro em Portugal

A brasileira Rafaela Silva foi campeã do Grand Prix...

O aborto das escravas: um ato de resistência

“Enquanto o couro do chicote cortava a carne/ A...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=