Mulher é presa por injúria racial após xingar motorista em ônibus no DF

Ela chamou condutor de ‘nego, preto, safado e desgraçado’, diz polícia.
Cobrador também foi xingado; mulher disse que usa remédio controlado.

Do G1

Uma mulher de 50 anos foi presa em flagrante por injúria racial depois de ofender o motorista e o cobrador de um ônibus que seguia pela EPTG, no Distrito Federal. Um vídeo mostra o momento em que acontece a confusão.

O ônibus passava pelo Guará quando começou a discussão. Os passageiros disseram que os xingamentos começaram depois que o motorista falou que não poderia parar em um ponto da via expressa. Depois das ofensas, o motorista seguiu direto para a 1ª DP, na Asa Sul.

“De acordo com testemunhas ouvidas na delegacia, ela chamou o cobrador de ‘nego, preto, safado e desgraçado’”, afirmou o diretor de Comunicação da Polícia Civil, Miguel Lucena.

Pelo vídeo enviado por telespectador, é possível ver a mulher questionando os passageiros, que defenderam os trabalhadores. “Vocês são tudo a favor dele”, diz ela. “Sim, porque você foi a errada. Você xingou”, afirma uma passageira. “Vocês são preto?”, pergunta a mulher em seguida.

Em depoimento à polícia, ela disse que faz uso de remédio controlado e que estava muito nervosa. A mulher também afirmou que não tinha dinheiro para voltar ao destino, por isso pediu para descer naquele ponto.

A suspeita foi liberada depois de pagar fiança. Ela vai responder por crime de injúria racial. A reportagem da TV Globo tentou contato, mas não conseguiu localizá-la.

Outro caso
Nesta terça, a Polícia Militar prendeu uma mulher suspeita de injuria racial contra um homem que trabalhava na Asa Norte. Segundo a PM, ela discutiu com o funcionário de uma oficina próxima à residência dela, na 711 Norte. Testemunhas confirmaram que a vítima foi chamada de “preto”. A acusada negou o crime.

Segundo a corporação, a suspeita mora em cima do estabelecimento comercial. Testemunhas informaram que os dois começaram a discutir e a moradora xingou o homem de “preto” e “filho da p…”. Os empregados da oficina confirmaram as ofensas. O motivo da briga não foi informado.

Ouvida pelos policiais no local, a mulher confirmou a briga, mas negou que tenha usado os termos ofensivos. Os dois envolvidos e testemunhas foram encaminhados à 5ª Delegacia de Polícia naAsa Norte.

+ sobre o tema

“Perda de aulas por tiroteios na Maré agrava desigualdade”

Desde 2014 à frente da editora Caixote, a jornalista...

Em Alagoas todo dia se mata um jovem Zumbi!

por Arísia Barros   Em Alagoas o genocídio de jovens negros...

Racismo institucional celebra o que há de mais selvagem e incivilizado

Os dados divulgados pelo Ipea sobre a situação dos...

Racismo nos EUA, no Brasil e no mundo: “O corpo negro habita a zona da morte”

Por: Douglas Belchior Jovem, negro, nordestino, migrante e morador das...

para lembrar

Vídeo expõe racismo de profissionais de RH no Brasil

Em um experimento realizado pelo governo do Estado do...

Fernanda Lima posta fotos de babás e é chamada de racista

A apresentadora do Superstar, Fernanda Lima, discutiu com seguidores...

Histórias de esperança de dois jovens oriundos de minorias

Livros de Maajid Nawaz e Alom Shaha. por Nick...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=