Janot pede arquivamento de inquérito contra candidato à prefeitura do Rio acusado de agredir a ex-esposa

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira (15) ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento do inquérito contra Pedro Paulo, candidato do PMDB à Prefeitura do Rio. Ele é acusado de agredir a ex-esposa, a turismóloga Alexandra Mendes Marcondes entre 2008 e 2010.

no HuffPost Brasil

Cabe ao relator do caso no Supremo, ministro Luiz Fux, decidir se a investigação prosseguirá ou será arquivada.

Em 3 de junho, o delegado da Polícia Federal de Brasília Luciano Soares Leiro encaminhou um relatório à PGR pela “não continuidade” da investigação. Ele cita o laudo do médico perito Roger Ancilloti, contratado por Pedro Paulo para confrontar o laudo feito pela polícia.

“Os laudos apresentados das perícias realizadas à época dos fatos como foram analisadas por diferentes peritos da época, sem o acesso do outro agressor/vítima não possibilitam, com a certeza devida, constatar como os fatos ocorreram”, diz um trecho do relatório do delegado.

O PMDB oficializou a candidatura de Pedro Paulo em 20 de julho, durante a convenção do partido. Ela é apoiada pelo atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) e pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Os registros de agressão apontam que Pedro Paulo deu socos no rosto e corpo da ex-esposa. Há também relatos de ofensas verbais a Marcondes, com xingamentos de “vagabunda” e “piranha”, entre outros.

A acusação, acompanhada de laudo pericial do Instituto Médico Legal, foi registrada na Delegacia da Mulher em Jacarepaguá e, segundo informações do jornal Extra, ficou cinco anos parado: a polícia nem chegou a ouvir o secretário.

As agressões de 2010 teriam sido motivadas por uma traição de Pedro Paulo. Após a divulgação da história, a ex-esposa minimizou o caso em entrevista à imprensa.

Na defesa entregue à PGR, Pedro Paulo diz ter sido vítima da ex-esposa. Ele encaminhou um vídeo em que Alexandra diz que as agressões partiram dela. Há também um lado em que a defesa que contradiz as conclusões da Polícia Civil do Rio.

+ sobre o tema

A freira católica que está fazendo uma leitura feminista da Bíblia

Em seus encontros com homens e mulheres, Tea Frigerio...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas...

ONG denuncia venda de mulheres yazidis pelo Estado Islâmico por até US$ 250

Elas são vendidas para se casarem com seguidores do...

Estudante cabo-verdiana é assassinada no Brasil

Namorado, de nacionalidade brasileira, poderá ser o autor do...

para lembrar

Como se vestir no Templo de Salomão?

Igreja Universal dá dicas de como se vestir para...

Acusado de homofobia, Ratinho é acionado pela Defensoria Pública

Órgão ofereceu denúncia administrativa contra o apresentador, após a...

‘Negras cabeças’ debate espaço da mulher negra nas artes conduzida pelo cabelo e ancestralidade

No dia escolhido para dar visibilidade à luta das mulheres...

Após denúncia, família rejeita vitima estuprada pelo pai há 11 anos

Família nega acusações da garota, mas polícia sustenta haver...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=