Janot pede arquivamento de inquérito contra candidato à prefeitura do Rio acusado de agredir a ex-esposa

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira (15) ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento do inquérito contra Pedro Paulo, candidato do PMDB à Prefeitura do Rio. Ele é acusado de agredir a ex-esposa, a turismóloga Alexandra Mendes Marcondes entre 2008 e 2010.

no HuffPost Brasil

Cabe ao relator do caso no Supremo, ministro Luiz Fux, decidir se a investigação prosseguirá ou será arquivada.

Em 3 de junho, o delegado da Polícia Federal de Brasília Luciano Soares Leiro encaminhou um relatório à PGR pela “não continuidade” da investigação. Ele cita o laudo do médico perito Roger Ancilloti, contratado por Pedro Paulo para confrontar o laudo feito pela polícia.

“Os laudos apresentados das perícias realizadas à época dos fatos como foram analisadas por diferentes peritos da época, sem o acesso do outro agressor/vítima não possibilitam, com a certeza devida, constatar como os fatos ocorreram”, diz um trecho do relatório do delegado.

O PMDB oficializou a candidatura de Pedro Paulo em 20 de julho, durante a convenção do partido. Ela é apoiada pelo atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) e pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Os registros de agressão apontam que Pedro Paulo deu socos no rosto e corpo da ex-esposa. Há também relatos de ofensas verbais a Marcondes, com xingamentos de “vagabunda” e “piranha”, entre outros.

A acusação, acompanhada de laudo pericial do Instituto Médico Legal, foi registrada na Delegacia da Mulher em Jacarepaguá e, segundo informações do jornal Extra, ficou cinco anos parado: a polícia nem chegou a ouvir o secretário.

As agressões de 2010 teriam sido motivadas por uma traição de Pedro Paulo. Após a divulgação da história, a ex-esposa minimizou o caso em entrevista à imprensa.

Na defesa entregue à PGR, Pedro Paulo diz ter sido vítima da ex-esposa. Ele encaminhou um vídeo em que Alexandra diz que as agressões partiram dela. Há também um lado em que a defesa que contradiz as conclusões da Polícia Civil do Rio.

+ sobre o tema

CEPAL: 30,8% das mulheres da América Latina não têm renda própria

Representantes da CEPAL e dos governos do Chile e...

Dizer, Ouvir, Posicionar e Agir para combater o Racismo

“Eu sou uma mulher negra. Eu sou a mulher que,...

Militantes defendem a criminalização da homofobia durante conferência nacional

Por um país livre da Pobreza e da discriminação...

para lembrar

Como eu me descobri uma feminista

Anos atrás em um bate-papo com uma amiga de...

Mídia e diversidade sob a ótica de três mulheres negras

A Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do...

Laverne Cox, de ‘Orange is the new black’, posa de maiô decotado

A atriz transexual publicou foto em seu Instagram e...

Pré-candidata à presidência dos EUA, Hillary Clinton lança vídeo de apoio ao casamento gay

Pré candidata à presidência dos EUA, Hillary Clinton lançou nesta quarta-feira...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=