Feminismo e crise dos refugiados foram temas de primeira prova do Enem 2016

Temas de grande debate no Brasil e no mundo, como o feminismo e a crise dos refugiados, estiveram presentes na primeira etapa do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada neste sábado (5).

Do Brasil Post

As primeiras provas, feitas por mais de 8,35 milhões de estudantes em todo o Brasil, exigiram conhecimentos de temas atuais e, é claro, eles foram bem discutidos nas redes sociais após o final da prova.

Uma das questões trazia uma campanha publicitária de de 1968 sobre a participação da mulher no espaço, com uma ilustração de uma mulher com trajes de astronauta, segurando uma espécie de produto de limpeza e o texto: “as mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para se viver”.

A questão também mostrava dados atualizados da predominância masculina entre os astronautas e pedia para discutir sobre a manutenção dos estereótipos de gênero.

 

 

Outras perguntas eram referentes à xenofobia e a crise dos refugiados. O Enem abordou o modo como a Hungria lidou com o grande fluxo de refugiados e questionou sobre o muro que a Bulgária construiu para barrar a entrada das centenas de milhares de pessoas que pediam asilo.

Outros estudantes relataram que tiveram questões sobre escravidão.

Logo depois da prova, o Enem se tornou o assunto mais falado nas redes sociais. Enquanto alguns criticaram a presença de temas como o feminismo, a maioria dos usuários AMOU as questões. Veja abaixo algumas reações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo dia

Para as provas de amanhã (6), portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 pelo horário de Brasília.

Os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, matemática e, é claro, a redação.

+ sobre o tema

para lembrar

Porque decidi ser professora.

    Um das perguntas que me fazem com maior frequência,...

Implementar a Lei 10.639 é garantir o direito ao acesso à história

 “Na língua zulu , quando uma pessoa passa pela...

Superando o racismo na escola

PREFÁCIO À 1a.  EDIÇÃO (1999) Ministro de Estado da Educação Por: Paulo...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=