A superação do racismo também é coisa de evangélicos

A onda de intolerância que inundou o Brasil precisa ser contida em todas as suas frentes

Por  Magali do Nascimento Cunha , da CartaCapital

Reprodução Internet

A onda de intolerância que inundou o Brasil nestes últimos tempos trouxe à tona, mais uma vez, uma de suas formas cruéis: o racismo. Ele sempre se fez presente no País na composição cultural da pirâmide social, no simbolismo da existência de “elevador social” e “elevador de serviço” nos edifícios, na abordagem de “suspeitos” por policiais e seguranças privados, nos números que refletem o quadro socioeconômico, na violência contra religiões de matriz africana, entre outras situações.

Estas práticas sociais foram historicamente camufladas sob a ideologia da “democracia racial”. Com ela, comumente vem a frase ouvida e lida entre nós: “Não existe racismo no Brasil”.

A noção de raça, construída para justificar a desigualdade e a exploração da África e da Ásia pelos europeus, foi demolida com o desenvolvimento do Projeto do Genoma Humanonos EUA no fim do século XX. Os resultados mostraram que as diferenças genéticas entre negro e um branco não existem. Nesse sentido, o conceito de raça pode ser aplicado a animais não racionais, mas não aos humanos. Entre homens e mulheres, só há uma raça, a humana.

No Brasil, esta constatação só fez consolidar progressos sociais em curso na superação do racismo. Da Lei Afonso Arinos (1390/51), que proibia a discriminação racial, à “Lei Caó”, 7716/89, do deputado Carlos Alberto Caó Oliveira dos Santos, houve significativo avanço, alavancado pela Constituição Cidadã de 1988. Foram tipificados os crimes decorrentes de preconceito e discriminação de cor e estabelecida pena de prisão ao crime de racismo.

O que chama a atenção agora é que o racismo tem se revelado forte e mais visibilizado, em especial pelas mídias. O último caso evidente, o do jornalista William Waack, que pronunciou o dito popular “é coisa de preto” para condenar uma atitude alheia, é bem emblemático. Largamente criticado, suspenso das suas atividades na tela da tevê, recebeu ampla defesa pública com os argumentos “apenas brincou”, “uma fala infeliz”, “não teve a intenção de ofender”.

Importa lembrar que qualquer ideologia se naturaliza pela linguagem e, mais, o que dizemos ou escrevemos é a externalização de nós mesmos. Não existe “fala sem intenção”, piada ou brincadeira que não seja a expressão das noções e valores que são significados da nossa vida e da nossa visão de mundo. O que dizemos ou escrevemos é o espelho do que nós acreditamos e somos. Como bem diz Jesus de Nazaré, nos registros da Bíblia cristã: “Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34).

Estamos próximos do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data que exalta e recupera a resistência e a luta da população negra no Brasil. Uma oportunidade de reflexão sobre este tempo que demanda, cada vez mais, a superação de toda intolerância.

Nesse sentido, presto aqui minha homenagem aos evangélicos negros do Brasil, que têm baseado sua fé no Deus que fez os seres humanos, com cores distintas, à sua imagem e semelhança. São fiéis que empenham suas vidas na resistência contra o racismo e na luta por justiça e igualdade, inclusive dentro das próprias igrejas, e nos ensinam e inspiram.

Destaco na Igreja Metodista o pastor Antônio Olímpio de Sant’Ana, fundador da Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo (CENACORA), nos anos 1980. A leiga Marilia Schuller, que serviu por 14 anos nos projetos de superação do racismo do Conselho Mundial de Igrejas, e segue em atuação. O pastor Melchias Silva, com o projeto Atitude Afro, e a busca de justiça para população negra dentro e fora das igrejas. O pastor Welinton Pereira da Silva e seu engajamento em processos de inclusão social. As leigas Diná da Silva Branchini, Keila Guimarães e Maria da Fé Vianna, em seus esforços por ações afirmativas. As pastoras Maria do Carmo Kaká Lima e Lídia Maria de Lima, empenhadas no fazer teológico sob o olhar da mulher negra.

Da tradição Batista recordo o pastor Marco Davi de Oliveira, liderança do Fórum de Lideranças Negras Evangélicas. Sua parceira e esposa Nilza Valéria Zacarias, jornalista que atua na Frente Evangélica pelo Estado de Direito, ao lado do pastor Ariovaldo Ramos, também disseminador da causa negra entre evangélicos. O jovem pastor Henrique Vieira, ativista na política institucional e nas mídias alternativas, com ações e apelos pela igualdade e a justiça. O teólogo Ronilso Pacheco, ativista social e autor do livro “Ocupar, Resistir, Subverter: igreja e teologia em tempos de violência, racismo e opressão” (Editora Novos Diálogos).

Entre presbiterianos, há nomes históricos, como o pastor Jovelino Ramos, perseguido pela ditadura e exilado em 1968, e o pastor Joaquim Beato, incansável propagador da busca por igualdade racial dentro das próprias igrejas. Entre os mais jovens está o pastor Eduardo Dutra, ativista do movimento negro evangélico.

Estes certamente representam outros tantos e a lista iria mais além. Vocês, leitores, podem completá-la. A paz e a justiça agradecem.

+ sobre o tema

“Ô dó!”: sobre o sentimento de pena da branquitude diante da nossa dor

Dissimular uma aparente simetria na sociedade, ignorando desvantagens estruturais...

Nota da UJS em repúdio a atitude da Prof. Daniela Cordovil

No início da noite de ontem (14.09), um...

Alunos cotistas vão passar por fiscalização na Uerj a partir de 2015

Alunos estarão sujeitos às sanções penais, administrativas e civis. Ministério...

Tempo de festas , tempo de racismo

Ano novo. Na praia com dois amigos brancos, cantando...

para lembrar

TVT exibe Aula Pública Opera Mundi sobre intolerância religiosa nesta quinta

Ministrada por Magali Cunha, professora de Comunicação Social da...

Fala a verdade: Você quer que jovens negros e pobres se explodam

Você foi às ruas pelas Diretas Já. Parou cidades contra...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=