A falsa polêmica: Lula x Rafael Braga

Há seletividade penal e há seletividade racial do sistema penal. Então, essa briga entre ativistas, a mim, beira à estupidez. Não ajuda Lula. Não ajuda Rafael Braga, nem as mais de 700 mil pessoas em situação prisional. Só infla egos nas redes sociais.

Por Juliana Borges*, da Revista Fórum

Foto: YouTube

Falsa polêmica: Lula x Rafael Braga. A meu ver, são casos incomparáveis e que se cruzam no ponto da seletividade penal e politização do Judiciário brasileiro. Ainda assim, uma seletividade penal cruzada e não interseccionada (sim, há diferenças).

Ambos simbólicos e que deveriam constituir o repertório de quem, seriamente, quer debater e ser ativista sobre a refundação do Judiciário brasileiro em diferentes aspectos: um do ponto de vista da judicialização da política; outro do ponto de vista do debate sobre um Judiciário que existe, desde o surgimento, para manter privilégios e um sistema de desigualdades baseado em hierarquias raciais; ambos tratando da politização do Judiciário (uma sempre realidade do país-empresa que somos desde a “descoberta”).

Há seletividade penal e há seletividade racial do sistema penal (este último, bem pontuado por Winnie Bueno, em artigo em sua coluna no Justificando). Não custa ler.

Então, essa briga entre ativistas, a mim, beira à estupidez. Não ajuda Lula. Não ajuda Rafael Braga, nem as mais de 700 mil pessoas em situação prisional. Só infla egos nas redes sociais.

Juliana Borges é pesquisadora em Antropologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde cursa Sociologia e Política. Foi Secretária Adjunta de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo (2013)

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Notas de Rodapé – sampa

por Fernanda Pompeu para o Portal Geledés Amanhã será...

Capitais têm 191 candidatos a prefeito; 85% são homens

Dados são do sistema de registro de candidaturas da...

NOJO: Eleições

"A cada eleição, fico mais enojada com o oportunismo...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=