Aumenta desemprego entre a população negra e mulheres

Somados, pretos e pardos (classificação do IBGE) eram mais de 64% dos desempregados. Mão de obra feminina correspondia a 51%. Em seis anos, total fora do mercado quase dobrou. Situação vem se agravando: desemprego entre negros subiu de 63,7% para 64,2% em seis meses.

Do Rede Brasil Atual 

Edson Lopes Jr/A2AD

O desemprego, que segue em alta pelo país, atinge ainda mais a população negra, segundo os dados do IBGE. No primeiro trimestre, os pardos (classificação usada pelo instituto) eram 52,6% dos 13,7 milhões de desempregados no país e os pretos, 11,6%, somando 64,2% e mantendo tendência de alta – há seis meses, eram 63,7%.

Em igual período de 2012, eles correspondiam a 48,9% e 10,2%, respectivamente. Nessa mesma comparação, a participação dos brancos diminuiu de 40,2% para 35,2%.

Além disso, o total de desempregados quase dobrou nesse período. Passou de 7,6 milhões, no primeiro trimestre de 2012, para 13,7 milhões.

A taxa de desemprego dos brancos foi de 10,5%, abaixo da média nacional (13,1%). Já a de pretos e pardos ficou acima: 16% e 15,1%. Nos três casos, houve crescimento em relação a 2012.

Segundo o IBGE, que divulgou nesta quinta-feira (17) mais informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, os pardos representavam 48,1% da população fora da força de trabalho. Os brancos eram 42,5% e os pretos, 8,4%.

As mulheres eram maioria (50,9%) dos desempregados. Isso aconteceu em quase todas as regiões – a exceção foi o Nordeste (47,3%). A taxa de desemprego foi bem maior entre a mão de obra feminina (15%) do que para os homens (11,6%). Elas também compõem a maior parte da população fora da força de trabalho (65,2%).

De acordo com o instituto, o rendimento médio do trabalho manteve-se estável, sendo estimado em R$ 2.169. O valor ficou próximo ao do último trimestre de 2017 (R$ 2.173) e foi igual ao do primeiro período do ano passado.

+ sobre o tema

A companheira de luta de Dom Paulo

Socióloga é uma das instituidoras do Fundo Brasil e...

#BringBackOurGirls – A Nigéria chora

As notícias que chegam da Nigéria são ainda mais...

Comissão da Verdade “Mães de Maio” vai apurar violência policial

Da Comissão da Verdade da Democracia, via e-mail Olha quem...

PSC mantém apoio a Feliciano acusado de homofobia e racismo

Apesar da pressão de movimentos socais pedindo a renúncia...

para lembrar

Liberdade e responsabilidade em um clique

Patrícia Knebel   Em forma de textos, comentários ou frases de...

Ouvidoria da Defensoria Pública da Bahia convida sociedade civil para Diálogo

Há alguns meses, a Defensoria Pública da Bahia oportunizou,...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=