Afro-empreendedorismo e a importância da representatividade no mercado cosmético em debate

A Inoar Cosméticos realiza mais uma vez em São Paulo o Congresso Cabelo & Ciência. Nesta quinta edição, o encontro vai abordar o Afro-empreendedorismo no Brasil, o Cabelo afro – A força está nos cachos, e a importância da Representatividade no mercado cosmético, painel que contará com a presença da atleta de natação paraolímpica Maiara Barreto, da atleta de wrestling Aline Silva, do gestor da Casa Florescer Alberto Silva e do cabeleireiro especialista em cabelos crespos e cacheados Wally Custódio.

Do Paran@Shop

Pedro Ventura/Agência Brasília.

O congresso também irá apresentar estudos da área capilar para profissionais do setor com destaque para os protocolos de aplicação do Ácido Glioxílico. Liderada pela pesquisadora associada ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da UFSCar, onde coordena o Laboratório de Cosmetologia, Dra. Valéria Longo, a palestra “Cabelo afro. A força está nos cachos” abordará os aspectos peculiares da estrutura do cabelo afro e modificações físico-químicas, em sua estrutura, decorrentes de alisamentos básico (tioglicolato de amônio) e ácido (ácido glioxílico).

“O Brasil é considerado o maior laboratório de estudo de cabelos do mundo devido à diversidade de suas misturas étnicas. São inúmeras combinações de texturas, encaracolados e formas naturais. Assim, existe uma crescente necessidade de conhecimento da estrutura capilar resultante de diversos tratamentos químicos, segundo suas diferentes especificidades, para tratamentos cosméticos realmente assertivos. Neste painel, também apresentaremos nosso lançamento para exportação: o Shampoo Vegano Thermoliss, para uso profissional, que se destaca por ser um aliado na transição capilar, valorizando os cachos ou para múltiplos protocolos de uso, do cacheado ao liso”, afirma Inocência Manoel, da Inoar Cosméticos.

A Inoar é a empresa que lidera as pesquisas de redução de volume e alisamento com ácido glioxílico no mundo, sendo a responsável pelos pedidos de registro deste ingrediente como alisante/transformador, uma inovação no mercado cosmético.

Já na palestra “O Poder do afroempreendedorismo e o afroconsumo”, Adriana Barbosa, que é formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) da Eca – USP, e Presidente do Instituto Feira Preta e sócia da produtora cultural Pretamultimidia, discutirá com os participantes sobre o mercado afro-brasileiro e as expectativas em relação aos produtos cosméticos.

Para fechar o congresso, a Inoar Cosméticos convidou o Gestor da Casa Florescer, que atende 30 travestis e mulheres transexuais em situação de vulnerabilidade, Alberto Silva; a atleta de natação paraolímpica e farmacêutica formada pela USP, Maiara Barreto; a dona do melhor resultado no país na história do Wrestling, medalhista de prata no Mundial de 2014 e nona colocada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Aline Silva; e o cabeleireiro especialista em cabelos crespos e cacheados e em transformação capilar, Wally Custódio; para discutir a importância da Representatividade no mercado cosmético, além de contar sua trajetória e falar da importância de se ver representados nos mais diferentes cenários.

“Ver os mais diferentes tipos de pessoas representadas por marcas e na mídia, não só permite sonhar e criar novas possibilidades para nossas vidas, como também ajuda a entender quem somos. É importante ver mulheres, negros, LGBTs, pessoas com deficiência e outros grupos ocupando mais espaços para que o sentimento de pertencimento ganhe cada dia mais e mais perfis, com toda sua complexidade, dentro da nossa sociedade”, reforça Inocência Manoel.

O evento, direcionado para profissionais do setor (farmacêuticos, cabeleireiros), acontecerá no dia 25 de junho, das 13h às 17h, no Estanplaza Paulista. Os participantes receberão certificado ao final do congresso.

5o Congresso Cabelo & Ciência

Dia 25 de Junho de 2018

Horário: 13h às 17h

Local: Estanplaza Paulista (Alameda Jaú, 497 – Cerqueira César, São Paulo)

www.inoar.com | (11) 4135-4555

Agenda 

13:00  Credenciamento e Composição da mesa solene 

13:30  Abertura 

13:40 – 14:00 Palestra “O Poder do afroempreendedorismo e o afroconsumo” – Adriana Barbosa                                                           

14:10-14:30  Palestra “Cabelo afro. A força está nos cachos – Dra. Valéria Longo – Universidade Federal de São Carlos                  

14:45-15:15  Break                                                                                                 

15:15-16:15  Painel Representatividade com Alberto Silva – ONG Florescer; Maiara Barreto – Farmacêutica e atleta de natação paraolímpica; Aline Silva – Atleta olímpica; e Wally Custódio – Hair Stylist                                                                                                        

16:45 – 17h   Encerramento                                                                                 

 

+ sobre o tema

Ana Veloso: CARTA DE AGRADECIMENTO

Agradeço a todas as entidades que lutaram para que...

Geledés aborda intolerância religiosa na ONU

Para além das sessões no Conselho de Direitos Humanos,...

Nadine Gasman sobre aborto: ‘O Congresso é responsável por garantir os direitos das mulheres’

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar...

DHESCA BRASIL INFORMA ▪ Direitos Humanos e Desenvolvimento

Seminário sobre Direitos Humanos e Desenvolvimento começa nesta quinta-feira...

para lembrar

Município de São Paulo premia projetos de direitos humanos em escolas

O prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos ocorre...

Presente em protestos, jornalismo cidadão força adaptação da mídia tradicional

Cobertura independente deve fazer grande imprensa buscar o 'jornalismo...

“As empresas querem ganhar dinheiro ou manter o racismo?”, instiga Monique Evelle

Para ativistas, a diversidade no ambiente corporativo é imprescindível...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=