Documentário sobre racismo é vetado por canal austríaco

Documentarista Teddy Podgorski Jr. disse ter ficado surpreso com a decisão, pois o filme havia sido recebido ‘com muito entusiasmo’ pela produção do canal.

Do G1 

Angelo Soliman (graysuede)

A televisão austríaca ORF, muitas vezes criticada pela extrema direita que governa atualmente o país, decidiu anular, de última hora, um documentário sobre o racismo vivido pelos negros em Viena.

Intitulado “Negros em Viena, de Soliman a Alaba”, fazendo referência a Angelo Soliman, escravo que ficou conhecido em Viena em 1720 por ser uma “atração em parques de diversões” e David Alaba, zagueiro austríaco do Bayern de Munique, o documentário revela os “preconceitos profundamente enraizados” enfrentados diariamente pelos negros moradores da capital austríaca.

Previsto para ir ao ar neste sábado (4), o documentário foi retirado da grade da programação “sem nenhuma explicação”, contou aos jornais Der Standard e Die Presse o documentarista, Teddy Podgorski Jr. Ele afirmou que ficou surpreso, pois o filme, de 25 minutos, havia sido recebido “com muito entusiasmo” pela produção do canal.

“Divulgar mentiras”

O cancelamento acontece sete meses após a chegada ao poder do vice-chanceler de extrema direita Heinz-Christian Strache, que desde que entrou no governo multiplicou seus ataques contra o ORF, acusando o canal de divulgar “mentiras”.

Em um comunicado, a ORF afirmou que o documentário será “remanejado”, por não “corresponder ao que havia sido pedido, tanto em termos técnicos quanto em termos de conteúdo”.

O documentário iria ser transmitido no programa “Österreich Bild” (em português, “imagem da Áustria”). No lugar, será divulgada uma matéria sobre bares típicos da capital austríaca.

+ sobre o tema

Polícia britânica ‘atirou apenas três vezes’ em um ano

Os números chamam atenção quando comparados aos de outros...

STF nega liberdade a skinhead acusado de racismo

- Fonte: Consultor Jurídico - O ministro Menezes Direito,...

Polícia prende homem que foi flagrado ofendendo com racismo o senegalês Diouf

A polícia inglesa informou nesta quarta-feira que um homem...

Separatismo e Xenofobia: a outra face da barbárie do capitalismo italiano

Em 1992 os analistas políticos contatados pelo Quirinale (Presidência...

para lembrar

Resistência negra no cinema brasileiro: Um diálogo com a diretora Camila de Moraes

Fotografia: Alf Ribeiro O interesse pelo cinema surgiu quando a...

“‘Que Horas Ela Volta?’ silencia sobre racismo e os privilégios da branquitude”

À convite do “Metrópoles”, a doutoranda da Universidade de...

O estupro legal no país do carnaval

Quando aguardava pelo nascimento de minha primeira filha, um...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=