Vendas da Nike disparam a reboque de campanha em que Kaepernick é o rosto

Vendas da marca dispararam 31% depois do lançamento do vídeo da nova campanha em que Colin Kaepernick é a figura principal. Críticas do jogador da NFL à violência policial e ao racismo mereceram condenação por parte de Donald Trump, no entanto, a campanha da Nike parece mesmo ser um sucesso.

Por Pedro Bastos Reis Do Noticias ao Minuto

© Reuters

Aestrela de futebol americano Colin Kaepernick tornou-se o rosto da nova campanha da Nike, uma decisão que gerou alguma polémica e levou alguns adeptos da marca, sobretudo os que são próximos ideologicamente do presidente Donald Trump, a queimar produtos da Nike. No entanto, as vendas da marca dispararam.

Colin Kaepernick foi escolhido para a campanha ‘Believe in something. Even if it means sacrificing everything. Just do it’ (acredita em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo. Fá-lo simplesmente). O atleta da NFL, que está sem equipa pela segunda temporada consecutiva, gerou grande discussão depois de se ter ajoelhado diversas vezes durante o hino dos Estados Unidos, em protesto contra a violência policial, muitas vezes motivada pelo racismo.

A decisão da Nike em escolher Kaepernick para a nova campanha, cuja primeira versão foi divulgada na passada segunda-feira, Dia do Trabalhador nos Estados Unidos, foi contestada por alguns setores da sociedade americana, mas muito elogiada por outros. E os primeiros números das vendas da marca dão razão aos últimos.

“As vendas da Nike dispararam 31% de domingo a terça-feira, passando pelo Dia do Trabalhador, ultrapassando o crescimento de 17% registado no período homólogo de 2017”, revelou a empresa de investigação e de estudos de mercado Edison Trends, citada pelo The Guardian.

Para a Edison Trends, a Nike deverá estar contente por a sua campanha estar a resultar, tendo gerado um confronto direto com Donald Trump e com os valores que este representa.

Quando foi revelado o nome de Colin Kaepernick, recorde-se, o presidente norte-americano falou numa “mensagem terrível” da marca. Muitos apoiantes de Trump recusaram usar produtos da Nike e queimaram mesmo peças de roupa ou ténis na marca, no entanto, os números parecem falar por si e a escolha do jogador que protesta contra o racismo e a violência policial revelou-se um sucesso.

+ sobre o tema

O racismo como licença para matar

Racismo, racismo, racismo, racismo. Esta não é só uma...

Para ser médico, um branco vira negro

A implementação da política de ações afirmativa de cotas...

Racismo na universidade: “Preto é feio. Quem gosta é polícia e ponto final”

— Nossa, que gatinho! — Eu prefiro meu pretinho. — Amiga,...

‘Desumano’: Mãe de Kathlen vê descaso de promotor em solucionar morte

Há dez meses, Jackeline Lopes convive com a saudade...

para lembrar

Acusados do Carandiru dizem que assassinato de 111 presos foi ‘legítima defesa’

Em série de interrogatórios que terminou de madrugada, oficiais...

Kim Kardashian diz que filha sofreu com racismo durante voo

Durante uma cena do reality show Keeping Up With The...

Procuradoria-geral da República investigará SBT por apologia ao crime

  Órgão aceitou o requerimento enviado pela deputada...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=