Morreu sul-africano que aspirava a ser o primeiro africano negro a viajar no espaço

“Não estou a tentar fazer disto uma questão racial, mas nós crescemos a sonhar até determinado nível. Sonhamos ser polícias ou advogados, mas sabemos que nunca chegaremos a pilotos ou astronautas. Depois fui à base espacial e acreditei que poderia realmente ser astronauta”, dissera.

Do DN 

© Gallo Images / Foto24 / Deaan Vivier

 

Jo Mandla Maseko, um sul-africano que tinha a oportunidade de vir a ser o primeiro africano negro a viajar no espaço, morreu este fim de semana num acidente de motociclo, noticia esta segunda-feira a imprensa local.

De acordo com um comunicado da família, Maseko, conhecido como “afronauta”, foi vítima de um acidente de moto em Pretória.

Maseko tornou-se fonte de inspiração para muitos sul-africanos quando venceu uma competição internacional para obter um lugar na Academia Axe Apollo Space, na Florida, em 2015.

Ainda que o voo não tivesse acontecido, Maseko não tinha desistido do sonho. Trabalhava como disc-jockey em part-time e mantinha-se como oficial candidato na força aérea sul-africana, segundo a Eye Witness News, uma publicação sul-africana, citada pela AP.

Mandla Maseko, o “afronauta”

Em 2014, Maseko era um estudante de engenharia civil, mas foi obrigado a deixar os estudos por falta de dinheiro. No mesmo ano, deparou-se com um anúncio para ir ao espaço. “Estava no lugar certo, à hora certa e no estado de espírito certo”, “quero poder flutuar e ver por uma janela esta grande bola azul e branca a que chamamos terra”, disseMaseko à agência Associated Press, em 2014.

Maseko, proveniente de uma família sul-africana humilde, afirmou ainda: “Não estou a tentar fazer disto questão racial, mas nós crescemos a sonhar até determinado nível. Sonhamos ser polícias ou advogados, mas sabemos que nunca chegaremos a pilotos ou astronautas. Depois fui à base espacial e acreditei que poderia realmente ser astronauta.”

+ sobre o tema

Afoxés

Afoxé, também chamado de Candomblé de rua, é...

Marcelo dá boas-vindas, e Alex Sandro deseja homenagear Pelé com ouro

Dupla de laterais da Seleção agradece apoio do Rei...

Mulheres descobrem a beleza de manter os cabelos naturalmente crespos

Desde os 12 anos, para a estudante Bruna Caroline...

para lembrar

Dez frases inesquecíveis do mestre Armando Nogueira

Do Rei Pelé a Mané Garrincha, os grandes inspiradores...

Vice-presidente da Câmara dos Comuns detido por estuprar outro homem

O vice-presidente da Câmara dos Comuns no Parlamento...

Samuel L. Jackson acredita que Pantera Negra não vai mudar Hollywood

Para o Nick Fury do Universo Cinematográfico Marvel, o...

TERREMOTO HAITI: Ricky Martin visita áreas devastadas por terremoto no Haiti

  O cantor porto-riquenho Ricky Martin visitou ontem Porto Príncipe,...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=