Banda denuncia racismo em decoração de hotel: “Quadros de escravidão”

Integrantes da banda Àttøøxxá ficaram revoltados com a decoração do hotel em Belo Horizonte: “Um insulto à nossa raça”

Por KELLEN RODRIGUES E PRISCILLA GEREMIAS, da Revista Marie Claire 

Hotel é decorado com quadros de escravidão (Foto: Reprodução / Instagram)

Integrantes da banda baiana Àttøøxxá foram surpreeendidos ao chegar em um hotel em Belo Horizonte neste fim de semana: a decoração dos quartos é composta por quadros que retratam a escravidão. Em um deles, inclusive, aparece um homem levando chibatadas.

A banda, que é uma das atrações da Virada Cultural da capital mineira neste domingo, resolveu mostrar nas redes sociais sua indignação com o caso de racismo. “Insulto à nossa raça, é o que está acontecendo nesse hotel aqui. A decoração é a escravidão”, mostraram eles no Instagram. Os músicos decidiram tirar os quadros das paredes (veja os vídeos abaixo). “A gente está tirando essa desgraça toda”.

Em conversa com Marie Claire deste domingo, o cantor Raoni, um dos vocalistas da banda, lamentou o ocorrido. “Chegamos ontem à noite cansados, deitamos pra um cochilo e percebemos depois os quadros. Toda a equipe está dividida em cinco quartos e tinham em todos quadros que mostravam um período de escravidão, homens negros carregando uma mulher branca, um homem negro sendo chibatado”, contou.

“Ligamos na recepção e não tinha gerente no momento, então tiramos os quadros dos quartos e pela manhã eles não estavam mais no corredor. Eram cinco ou seis quadros”, disse.

“Ficamos tristes com essa situação, em pleno século XXI ainda vemos este tipo de “decoração”. Alguém que acha normal esses quadros num hotel, é provavelmente alguém que ainda aprova esses atos. Resolvemos gravar e mostrar para que as pessoas percebam o quanto ainda há preconceitos e racismo disfarçado”, falou Raoni.

Além de expor o caso na internet, a banda pretende falar sobre o ocorrido em seu show. “Queremos abordar essa situação triste de forma educativa e reflexiva. Não podemos deixar situações assim passarem despercebidas”, afirma.

Marie Claire tentou contato com o hotel, mas ninguém atendeu às ligações nos telefones que constam no site oficial do estabelecimento. A nota será atualizada tão logo o hotel se pronuncie.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Banda Attooxxa denuncia racismo em hotel (parte 1)

Uma publicação compartilhada por Maria Clara Neide (@mariaclaraneide) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Banda Attooxxa denuncia racismo em hotel (parte 2)

Uma publicação compartilhada por Maria Clara Neide (@mariaclaraneide) em

+ sobre o tema

18 expressões racistas que você usa sem saber

Quando expressões como “mulata” ou “a coisa tá preta”...

para lembrar

“O racismo é um sentimento de ódio inaceitável”, diz primeiro ministro português

"O racismo é um sentimento de ódio absolutamente inaceitável",...

Respeito

São Roque é celebrado em 16 de agosto, porque...

Racismo na Itália: Em festa do Partido Democrata atiraram duas bananas em Cécile Kyenge

Cécile Kyenge novamente alvo de intolerância racial ...

Real Madrid é o time que mais sofre com racismo, diz Callejón

Os jogadores do Real Madrid sofrem mais insultos racistas...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=