Socialite indenizará Ludmilla por dizer que cabelo dela parece “Bombril”

Enviado por / FontePor Sérgio Rodas, do ConJur

Comparar o cabelo de uma mulher negra à palha de aço Bombril é racista. Com esse entendimento, a 3ª Vara Cível da Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, condenou, nesta segunda-feira (29/6), a socialite Val Marchiori a pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais à cantora Ludmilla.

Em 2016, Ludmilla desfilou no Carnaval do Rio como rainha de bateria do Salgueiro. Em transmissão na Rede TV, Val Marchiori fez o seguinte comentário sobre a cantora: “A fantasia está bonita, a maquiagem … agora, o cabelo… Hello! Esse cabelo dela está parecendo um Bombril, gente”.

Argumentando que a fala foi racista e depreciativa, Ludmilla pediu indenização por danos morais. Em contestação, a socialite alegou que o comentário não foi racista, pois a artista estava usando uma peruca. Ela também afirmou que Ludmilla é uma pessoa pública e está sujeita a críticas.

O juiz Françoise Picot apontou que a comparação do cabelo da cantora com Bombril é racista. “Neste ponto, é notório que são as pessoas de pele negra, majoritariamente, que apresentam cabelos ‘armados’ e volumosos, como uma de suas características peculiares, identificadoras da raça. Ao pontuar que o cabelo crespo visualizado no vídeo parecia com ‘Bombril’, a primeira ré [Val Marchiori] desqualificou um traço típico da raça negra e ofendeu a honra subjetiva da autora”.

De acordo com o julgador, o comentário da socialite ultrapassou os limites da liberdade de expressão. Afinal, não teve nenhum conteúdo de utilidade pública, sendo apenas uma “opinião maldosa, desnecessária e extremamente ofensiva à figura da autora”.

 

+ sobre o tema

Luna, la negra

O Brasília Shopping fica no centro da cidade, mais...

Caso de dona Maria de Moura pede urgência no combate ao crime de escravidão

Quantas pessoas brancas alguém aqui conhece que passou um,...

para lembrar

Jogadores de time alemão se transformam em ‘negros’ em protesto contra racismo

Os jogadores do Deinster SV, time semi-profissional da Alemanha, apareceram...

‘Devia ficar preso’, diz jovem xingada de macaca por suspeito de racismo

Metalúrgico teria chamado ainda trio de 'chitas' na terça-feira...

Reunião define que Maceió terá plano de erradicação de preconceitos

Ações de combate à violência contra a população negra...

Funcionária pública denuncia caso de racismo e é exonerada pela prefeitura de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte exonerou, nessa quarta-feira (18/9),...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=