Lenda do soul e do R&B, Bobby Womack morre nos EUA

O cantor e compositor americano Bobby Womack, um das mais reconhecidas e longevas vozes do soul e do R&B dos Estados Unidos, morreu nesta sexta-feira nos Estados Unidos, confirmou sua gravadora, a XL Records. Ele tinha 70 anos. As causas da morte ainda não foram reveladas. Ele sofria de câncer colorretal e diabetes.

Nascido em Cleveland, Womack deu os primeiros passos na música junto de seus irmãos Cecil, Curtis, Harry e Friendly Jr, formando o quinteto gospel The Valentinos. Mas foi trabalhando com as grandes vozes da música soul americana como Sam Cooke, Sly Stone e Wilson Picket que Womack atingiu o estrelato na década de 60, com a cançãoIt’s All Over Now, que posteriormente se tornou famosa com os Rolling Stones e garantiu à banda inglesa seu primeiro grande hit.

Após a morte de Cooke, de quem era guitarrista e com quem manteve uma de suas mais prolíficas parcerias, Womack viveu, no entanto, um período de decadência musical. Acusado de oportunismo por tentar ganhar dinheiro às custas de Cooke, ele foi desprezado pela comunidade R&B.

Womack continuou como guitarrista de grandes artistas no final da década de 60, incluindo Ray Charles, Joe Tex, King Curtis e Aretha Franklin. No início da década de 70, ele começou a alçar seu primeiro voo solo com o álbum de estreia Communication, seguido por outros discos bem-sucedidos.

Em seu livro de memórias em 2007, Womack admitiu que o vício em cocaína quase lhe tirou a vida. Também contou que um de seus piores momento foi quando perdeu seu filho recém-nascido de maneira repentina em 1976.

Em 1994, sua carreira ganhou sobrevida com o lançamento do álbum Ressurrection, com participações de artistas como Ron Wood, Keith Richards, Rod Stewart e Stevie Wonder. Em 2009, Womack foi incluído no Rock & Roll Hall of Fame.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

A presença negra no pulmão verde do planeta terra

A floresta amazônica é uma das reservas naturais mais...

Representatividade: 8 estilos de cortes e penteados afro masculinos para você se inspirar

Já parou para pensar no quão importante é o cabelo...

Revista New African designa 100 Africanos mais influentes

A New African, uma revista africana, divulgou no seu...

para lembrar

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Pantera Negra – Depois de tantos filmes com escravos, o negro aqui é o Rei!

Depois de 12 anos de escravidão, O Nascimento de...

Ruth de Souza completa hoje 90 anos

Por: Rubens Ewald Filho   Sempre tive...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=