Belém elege vereadora mais nova da história: “Mulher negra chegou à Câmara” 

Enviado por / FontePor Luana Massuella, do UOL

Aos 21 anos, a candidata Bia Caminha (PT) foi eleita hoje a vereadora mais nova da história de Belém. Ela recebeu 4.874 votos, e comemorou a vitória dizendo ser um sinal de “muita esperança”.

“A sensação é de muita alegria, de muita esperança. De que há espaço para a gente construir outra Belém. Uma Belém que caiba no tamanho dos nossos sonhos, no tamanho dos sonhos da juventude negra, das mulheres, da comunidade LGBTQI+”, disse Bia ao UOL.

A vereadora do PT ainda disse que sua eleição vem para “romper silêncios”. “O que eu tenho a dizer para as mulheres eleitoras e políticas é que a nossa campanha trouxe o slogan para romper silêncios. Esse silêncio que é instituído no falar, mas também na nossa ausência nos espaços de decisão, nossa ausência na institucionalidade e nossa ausência na vida pública da cidade, que era pensada e feita somente por um tipo de gente, que eram os homens brancos, ricos e privilegiados. A minha candidatura, a minha vitória eleitoral, é o rompimento de silêncios coletivos.”

Bia afirmou que vai defender pautas de direito da população negra e das mulheres.”Me afirmar, por toda essa campanha como uma mulher negra, LGBT, jovem, foi fundamental. Saber que essa mulher, esse corpo político, chegou à Câmara de vereadores de Belém é uma sensação de que há espaço para a gente sonhar com uma outra Belém.”

Ela ainda contou que entrou na política por uma “luta construída por muito tempo” e por ter sido “alcançada pelas políticas públicas”. “Meu interesse na política veio a partir da minha própria vida, veio pelo fato de eu ser uma mulher negra, por ter sido alcançada pelas políticas públicas e querer que todo mundo tenha o direito que eu tive”, completou.

A Câmara Municipal de Belém tem 35 vereadores. Deste total, seis vagas foram preenchidas por vereadoras mulheres. Em 2016, eram apenas duas.

Foto em destaque: Reprodução/ UOL

+ sobre o tema

Após morte, campanha tenta proteger mulheres de falsos motoristas de aplicativo

A #Whatsmyname, criada nos EUA, pede que passageiras verifiquem...

Gays dizem que foram agredidos por seguranças do CTN, em São Paulo

Casal teria apanhado após show de Ivete Sangalo, na...

Comunistas cubanos realizam jornada contra homofobia

Com uma exposição de obras plásticas a favor da...

para lembrar

Algo além do moderno: a mulher negra na pintura brasileira no início do século XX *

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Algo além do moderno:...

Pelo menos cinco mulheres são assassinadas todos os meses no Distrito Federal

Mais da metade das vítimas são mortas pelos próprios...

O livro “Quarto de Despejo” e suas questões jurídicas

Em uma conjuntura tão conturbada em nosso país, em...

Justiça derruba posts que ligavam Marielle Franco a crimes

O Google Brasil terá que cumprir uma decisão judicial...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=