Funai fará (finalmente!) mapeamento de indígenas presos em todo o Brasil

O levantamento começará em Roraima, estado com a maior proporção de índios: 11% da população. Em 2012, havia [oficialmente] 847 indígenas atrás das grades no País

O Povo

Após verificar aumento no registro dos indígenas presos no Brasil, a Fundação Nacional do Índio (Funai) decidiu identificar com precisão a quantidade de índios encarcerados no País. Representantes da entidade acreditam que os números podem ser maiores, porque estados com considerável população indígena não possuem caso de prisão registrada.

O mapeamento começará em Roraima, estado com a maior proporção de índios: 11% da população, ou 49 mil pessoas. Pelos dados estaduais, 3% da população carcerária são indígenas. Numa visita preliminar a um dos presídios de Roraima, a Funai constatou que a quantidade de índios presos era maior do que o indicado nas estatísticas oficiais. Por isso escolheram o Estado para começar o mapeamento.

A fim de combater o sub-registro de casos futuros, a entidade solicitou ao Ministério da Justiça que inclua novos campos no sistema de dados sobre presos que permitam identificar os índios com mais detalhes, como etnia e língua. A população indígena do País é de 896,9 mil, de acordo com o Censo de 2010 do IBGE. Desses, 517,4 mil residiam em terras indígenas à época do levantamento. Em 2005, o Ministério da Justiça contabilizou 279 índios presos no País. O número chegou a 847 em 2012, dado mais recente disponível.

Senso comum

A prisão de índios contraria o senso comum de que indígenas são inimputáveis. Antes da Constituição de 1988, os índios isolados eram vistos dessa forma. Eles podem ser alvos de inquérito tanto da Polícia Civil como da Polícia Federal, a depender da acusação.

Neste ano, casos de indígenas presos tiveram repercussão, como o dos tenharins no Amazonas. Cinco índios dessa etnia foram detidos em janeiro em Humaitá (AM), por possível envolvimento no desaparecimento de três pessoas. Em março, a Justiça decretou a prisão preventiva deles – ainda continuam presos. O desaparecimento dos três homens gerou violentos protestos de moradores contra os índios da região e a Funai. (Folhapress)

Nota de Combate: um exemplo claro de como essa não identificação e, consequentemente, o desrespeito aos direitos indígenas (não mencionados na matéria da Folha) acontecem está contido na denúncia revoltante que divulgamos este domingo – O MPF, a CASAI-SP e mais uma quase novela vergonhosa de uma morte indígena anunciada.

Fonte: Racismo Ambiental

+ sobre o tema

‘Antes de mudar a política de drogas, temos que aprender tudo sobre elas

Para neurocientista Carl Hart, da Universidade de Columbia criminalização...

Hoje na História, 1995, Dia Internacional da Tolerância

Assinala-se hoje, 16 de Novembro, o Dia Internacional para...

O aborto na vida de um homem

Lembro bem a cena, muitos anos depois. Em geral,...

Especialistas pedem mais compromisso com saúde de presidiárias

Se a realidade psicológica e social da mulher encarcerada...

para lembrar

Pobres demais para interessarem ao mercado?

Quatro mil mortos, sobretudo na Guiné, Serra Leoa e...

Terror Midiático Naugrafa Diante da Realidade

  Programas oficiais como Bolsa-família, Enem e Mais...

IBGE aponta quadro de pleno emprego no Brasil

Taxa de desocupação em julho ficou estável nas quatro...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=