Alunos plantam muda de Baobá no Parque da Cidade em São José

Cerca de 100 alunos e mais de 10 professores da EMEI Professora Idelena Menezes Carvalho e da EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto participaram na manhã desta segunda-feira (8) do plantio de uma muda da árvore gigante Baobá, no Parque da Cidade.

No Portal R3

A muda é da espécie Baobá Adansonia Digitata, comum na África Central e Sul da África, e é única na região metropolitana do Vale do Paraíba. A árvore é uma das maiores e mais antigas do mundo, chegando a alcançar 25 metros de altura, 11 de diâmetro no tronco e pode viver até 6 mil anos.

O plantio foi organizado pela Secretaria de Promoção da Cidadania – Departamento de Igualdade Racial, que recebeu a muda da Fundação Bienal de São Paulo, por conta do trabalho realizado em favor da igualdade das raças na cidade de São José dos Campos.

O Baobá é símbolo do continente africano. Atualmente é possível encontrar poucos exemplares da árvore no Brasil, espalhados pelos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Mato Grosso e Goiás. Os Baobás passaram a fazer parte da flora brasileira depois do descobrimento, trazidos por sacerdotes africanos devido à crença religiosa.

Baobá

A árvore, originária de Madagascar (África), é emblema nacional do Senegal e considerada sagrada. O Baobá é utilizado como fonte de inspiração para lendas, poesias e ritos na África, onde os nativos têm a espécie como a personificação do espírito africano, por isso é tida como a árvore da vida e de grande importância para diversas tribos. Os nativos se reúnem diante dos Baobás porque acreditam que o espírito da árvore ajuda a tomar decisões.

A espécie também tem presença na literatura, como no “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, que pode ter se inspirado na espécie existente na Praça da República, em Recife, quando passou por lá. Na obra, o protagonista temia os Baobás, pois o crescimento excessivo dessas árvores poderia tomar todo o espaço do asteroide onde vivia.

 

Leia Também:

BAOBÁ – árvore símbolo fundamental das culturas africanas tradicionais

Secretaria inscreve para passeio para conhecer os baobás do Recife

+ sobre o tema

Naomi Campbell relança campanha contra racismo nas passarelas

A modelo britânica Naomi Campbell está relançando uma campanha...

80 anos de Marvin Gaye é marcado por álbum de inéditas

Há 8 décadas nascia uma das maiores vozes da...

As mulheres que combatem a caça ilegal no Zimbábue

As recrutas vêm de contextos desfavorecidos e abusivos e...

para lembrar

Sítio arqueológico na Liberdade pode virar memorial da cultura negra

Após demolição de prédio, foram encontradas nove ossadas com...

Revolta popular se alastra por países africanos e aumenta o número de mortos

Tropas marfinenses mataram nesta segunda-feira pelo menos quatro...

Moreno, cangaceiro de Lampião

Por: ESTÊVÃO BERTONI Um dos maiores medos de Antônio...

Confira o que abre e o que fecha durante os jogos do Brasil na Copa

Nos dias em que a seleção brasileira de futebol...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=