Uma em três universitárias britânicas já foi estuprada

Uma pesquisa liderada pelo jornal The Telegraph mostra uma realidade violenta dentro das universidades britânicas: o abuso sexual já atingiu uma em cada três estudantes do Reino Unido. Entre os homens, o número é menor, mas também é alto: um em oito afirmou ter sido estuprado, segundo a publicação.

No Alagoas24horas

Campanhas contra a violência sexual acusam as autoridades de faculdades e universidades do país por se recusarem a participar das investigações sobre as denúncias de estupro e abusos, tratando os casos como “problema da polícia”, deixando uma sensação de impunidade para os violentadores.

A pesquisa do Telegraph também mostrou que ao menos metade das estudantes britânicas conhece alguém que já foi estuprada. Entre os homens, um terço relatou ser amigo de alguma vítima.

Ao serem indagadas sobre um possível “toque ou abordagem” inapropriados, 31% das jovens disseram ter experimentado uma investida sem consentimento. Aproximadamente uma em cada 20 tinha experimentado avanços mais íntimos ou foi pressionada à atividade sexual. No geral, 34 por cento indicaram que haviam experimentado algum tipo de violência ou abuso.

Grupos lutam contra a violência contra as mulheres no Reino Unido, argumentando que os dirigentes de instituições de ensino superior são como “autoridades públicas” e, portanto, sujeitos à Lei dos Direitos Humanos e de Dever pela da Igualdade do Setor Público, que impõe a obrigação legal sobre os órgãos públicos para a eliminação da discriminação e assédio contra as mulheres.

O autor do relatório, Louise Whitfield, sócio da Deighton Pierce Glynn e especialista em direito público, disse que diversas estudantes já abandonaram os estudos por abuso ou pela falta de segurança nas instituições.

“Isto não pode continuar. A pesquisa sobre violência sexual é clara e mostra que casos crescem rapidamente. É inaceitável que um terço de mulheres e 12 por cento de homens tenham sido vítimas”, afirmou Kevin Fenton, diretor de Saúde e Bem-Estar em Saúde coletiva na Inglaterra.

+ sobre o tema

Projeto Memória Lélia Gonzalez tem lançamento no CCBB de São Paulo, dia 15, às 17h30

Em iniciativa da Fundação Banco do Brasil e parceiros, tributo, documentário...

No Dia da Mulher, museu recebe exposição com mais de 60 exemplares da Barbie negra

Um museu em Tatuí, no interior de São Paulo, recebe...

Reverenciando Sueli Carneiro: A contribuição de seus escritos para o Direito

No dia 15 de julho de 2020, nos encontramos...

Companhia de teatro usa blackface e é acusada de racismo

No último sábado (02), militantes do movimento negro e...

para lembrar

Afroeducação no Cinema especial 100 anos de Carolina de Jesus dia 26 de julho

  AfroeducAÇÃO no Cinema especial 100 anos de Carolina de...

Abraji: Rotina de ameaças e linchamento às mulheres jornalistas é diária 

Chorume, prostituta profissional, porca mentirosa, velhota ordinária, filha da...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=