Unidade móvel no Rio vai atender mulheres vítimas de violência em casa

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro lançou ontem (12), em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense,a unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.  A cidade foi escolhida por registrar altos índices de violência contra a mulher.

Por Douglas Corrêa no Agência Brasil

De acordo com o Dossiê Mulher 2015, do Instituto de Segurança Pública (ISP), o município de Campos registrou, no ano passado, 20 casos de mulheres assassinadas no ambiente doméstico e mais de 1.300 ameaças de morte.

A major da Polícia Militar Claudia Morais, do ISP, apresentou um levantamento da violência contra a mulher no Rio que mostra que, em uma década, subiram 41,55% as ameças às mulheres no estado.

A instalação da unidade móvel foi um pedido da ministra Carmen Lucia, do Supremo Tribunal Federal (STF) que coordena em todo o país a campanha da Justiça pela Paz em Casa.

O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, disse que o Rio está avançando no combate à violência contra a mulher. “Além de leis como a Maria da Penha, a cultura da violência é que tem de mudar, essa cultura que procura gerar passividade na mulher diante da violência praticada pelo homem”, avaliou.

A unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica ficará baseada em Campos, mas também percorrerá vários distritos da cidade. A equipe do ônibus é formada por um juiz, promotor e oficial de justiça, além de outros profissionais, com a finalidade de agilizar a demanda de mulheres com dificuldades de acesso à Justiça.

veja também: PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

+ sobre o tema

I Assembleia Popular de Mulheres Negras acontece no dia 31

O Coletivo Negro Universitário e o Programa Educação Tutorial...

Da infância em Cidade Dutra à presidência da Pandora: conheça a história de Rachel Maia

Caçula de sete irmãos, executiva lembra dos tempos em...

Sou quilombola

Parte das terras da Fazenda Soares, que pertencera a...

Pesquisa mostra jovens divididos em relação ao aborto

RIO - Jovens progressistas, mas divididos em relação ao...

para lembrar

Lançamento do Livro “Cara de Espelho”

Lançamento do livro Cara de Espelho (Ed. Salamandra, 2023),...

Em vídeo, Jackie Chan “sai do armário” em campanha pela liberdade sexual

O ator Jackie Chan participa de uma campanha do...

Prêmio Nobel renuncia a cargo em universidade britânica após comentários sexistas

Um dos mais laureados cientistas britânicos pediu demissão do...

O amor que liberta nasce de uma mulher

Se recebi algum amor, foi do universo feminino, da...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=