Modelo desabafa contra racismo no mundo da moda: “Não cubram a minha beleza natural”

Enviado por / Fonte iBahia

A modelo Nykhor Paul, 25 anos, do Sudão do Sul, decidiu expor uma face não tão glamourosa da indústria da moda. Na última segunda-feira (6), ela publicou um longo texto em sua conta pessoal do Instagram, dirigido às “queridas pessoas brancas do mundo da moda”. A modelo recebeu o apoio de seus seguidores .

A jovem criticou ainda os maquiadores profissionais das mais importantes Semanas de Moda Internacionais por seu despreparo ao cuidar da pele negra. Segundo Nykhor, que já desfilou para marcas de prestígio como Vivienne Westwood, Balenciaga e Rick Owens e fez campanha para Louis Vuitton, é um absurdo as modelos negras serem obrigadas a levar sua própria maquiagem para o camarim antes do desfile.

Apesar de reconhecer que as modelos negras são menos chamadas para integrar os desfiles, ela não acredita que isso deva servir como justificativa para os maquiadores não chegarem preparados e tendo feito uma pesquisa prévia ao trabalho.

“Não tentem me fazer me sentir mal porque eu sou negra. É 2015, vão na Mac, Bobbi Brown, Make Up For Ever, Iman Cosmetics, Black Opal e até Lancôme e Clinique possuem estes produtos e muitos outros. Hoje existem tantas opções para a pele negra por aí!”

protestou, deixando claro que a situação se repete nos desfiles de Nova York a Cape Town, passando por Londres, Milão e Paris.

Nykhor Paul (Foto: Reprodução/ Instagram @nykhor)

“Moda é arte e arte nunca é racista, deveria incluir a todos e não apenas as pessoas brancas. Nós começamos a moda na África e vocês a modernizaram e copiaram!
Por que não podemos fazer parte da moda de forma plena e igualitária?”,
questionou Nykhor Paul em outro trecho do texto.

De acordo com informações do site do canal GNT, essa não é a primeira vez que a modelo se revolta contra a indústria da moda. Ela já havia usado a rede social como um canal para apontar a falta de diversidade nos desfiles, declarando que se autodenomina um ponto preto.

“Nós precisamos de mais modelos de cor no mundo da moda. E, por favor, não cubram a minha beleza natural”.

A modelo também é ativista da causa sudanesa e, em 2014, lançou a campanha We Are Nilotic, para chamar a atenção da comunidade mundial para a violência da guerra civil que assola seu país de origem, pedindo que as pessoas deixem de lado as suas diferenças étnicas.

+ sobre o tema

Djavan lidera lista de indicados ao Grammy Latino com Vidas Pra Contar

A Academia Latina de Gravação divulgou, na manhã desta...

Liderança negra comenta lei que designa comemoração no 20 de Novembro

  Campo Grande (MS) - A presidenta da República, Dilma...

Nat Turner

Quem foi Nat Turner? Nat Turner (Nathaniel Turner, 2 de...

Pela primeira vez, Alemanha vai ter deputados negros

Karamba Diaby foi eleito pelo SPD, e Charles M....

para lembrar

Fotos raras de Bob Marley de bouas curtindo a Jamaica nos anos 1970

Parte da mitologia quase divinal ao redor da figura...

Cris Vianna assume o lugar de Paola Oliveira na Grande Rio

Acabou o reinado de Paola Oliveira à frente da...

5 motivos para assistir ‘Beasts of No Nation’ o mais rápido possível

Na última sexta-feira (16) a Netflix lançou oficialmente o...

Quilombolas: Registro ganha Plano de Ação Quilombola

Fonte: Írohín Jornal Online     A Secretaria de Estado da Saúde(SES)...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=