Nossa sociedade tem caminhado por uma perigosa estrada de extremismos

A difícil tarefa de escrever. É de fato um desafio trazer algo que possamos dividir com o outro e que faça alguma diferença na sua forma de ver o mundo, ou um determinado tema.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

O desejo de não se tornar repetitiva, monotemática é enorme. Mas diante de situações como os frequentes linchamentos, espancamentos e outras atrocidades cometidas por “pessoas de bem”…

Nossa sociedade tem caminhado por uma perigosa estrada de extremismos. Há um discurso muito duro de que, se não resolvem eles (autoridades), resolvemos nós.

Não podemos nos deixar levar por desacerto que podem culminar com tragédias maiores futuramente. Se hoje temos casos “isolados”, amanhã, nós, as pessoas ditas de bem, poderemos promover ações das quais nos arrependeremos todos.

Há que se tomar cuidado, todos nós, pessoas físicas e jurídicas, temos essa responsabilidade e incumbência. Precisamos voltar a uma casa, como em um jogo de tabuleiro, e rever nossas estratégias.

Alguém me disse hoje, ao tomar conhecimento do espancamento de um rapaz em uma van, “Somos tão violentos”. Ou nos revisamos, ou voltaremos todos ao “estado de natureza”, como afirmou o filósofo e teórico inglês, em seu livro Leviatã, Thomas Hobbes. Ou seja, mais ou menos um estado de “todos contra todos”

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL , ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

EUA doa 4,3 milhões de dólares para combate à malária em Angola

  A Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola,...

SETEMBRO NEGRO

  O Núcleo de Estudantes Negras e Negros...

‘O tempo está acabando’, alerta ONU diante de novo recorde nas emissões de CO2 no hemisfério norte

Diante do novo patamar atingido, no hemisfério norte, pelas...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=