Nossa sociedade tem caminhado por uma perigosa estrada de extremismos

A difícil tarefa de escrever. É de fato um desafio trazer algo que possamos dividir com o outro e que faça alguma diferença na sua forma de ver o mundo, ou um determinado tema.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

O desejo de não se tornar repetitiva, monotemática é enorme. Mas diante de situações como os frequentes linchamentos, espancamentos e outras atrocidades cometidas por “pessoas de bem”…

Nossa sociedade tem caminhado por uma perigosa estrada de extremismos. Há um discurso muito duro de que, se não resolvem eles (autoridades), resolvemos nós.

Não podemos nos deixar levar por desacerto que podem culminar com tragédias maiores futuramente. Se hoje temos casos “isolados”, amanhã, nós, as pessoas ditas de bem, poderemos promover ações das quais nos arrependeremos todos.

Há que se tomar cuidado, todos nós, pessoas físicas e jurídicas, temos essa responsabilidade e incumbência. Precisamos voltar a uma casa, como em um jogo de tabuleiro, e rever nossas estratégias.

Alguém me disse hoje, ao tomar conhecimento do espancamento de um rapaz em uma van, “Somos tão violentos”. Ou nos revisamos, ou voltaremos todos ao “estado de natureza”, como afirmou o filósofo e teórico inglês, em seu livro Leviatã, Thomas Hobbes. Ou seja, mais ou menos um estado de “todos contra todos”

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL , ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

para lembrar

Futebol? Samba? Feijoada? Não, a “porrada” é o orgulho nacional

Um rapaz que reclamou de um carro que parou sobre...

Morre Danilo Santos de Miranda, sociólogo e ex-seminarista, aos 80 anos

Morreu, neste domingo (29/10), o sociólogo, filósofo e ex-seminarista...

Minha terra tem horrores’: versão de poema feita por alunos do Rio causa comoção nas redes sociais

'Canção do exílio', escrita há 170 anos por Gonçalves...

O dia em que me apaixonei por Lula

Lula entrou no auditório onde se realizaria o evento...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=