Amazonas é um dos Estados mais racistas, afirma pesquisadora

‘Ele nega e silencia sobre a presença negra nessa região’, sustenta. Os avanços e desafios voltados as políticas públicas para as mulheres  na Amazônia foram apresentados durante o 4º Encontro de Mulheres Afro-Ameríndias e Caribenhas

Por IVÂNIA VIEIRA, do A Crítica 

A tecnologia e a inovação devem ser braços reais no desenvolvimento das políticas públicas na Amazônia e no Brasil de forma mais geral. Somente assim será possível avançar e superar obstáculos tanto no contingente de pessoas a serem alcançadas quanto na efetividade dessas políticas em tempo menor, afirma a pesquisadora e professora Heloísa Helena Corrêa da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Uma das cinco expositoras no 4º Encontro de Mulheres Afro-Ameríndias e Caribenhas, realizado no sábado (25), de 9h às 18h, no Centro Universitário Nilton Lins, Zona Norte, Parque das Laranjeiras, Zona Norte, a pós-doutoranda Heloísa Helena abordou o tema Mulheres da Pan-Amazônica: avanços e desafios apresentando alguns dados da pesquisa que ora realiza. O tema deste ano do  4º encontro discutiu Mulheres Negras nos Espaços de Poder.

Heloísa Helena questiona a ausência da tecnologia e da ciência na implementação das políticas públicas e  considera que esse distanciamento se reflete diretamente na manutenção das desigualdades e da falta de qualificação regionais.

“Temos que desenvolver tecnologias que nos possibilitem inovar e alterar o atual quadro amazônico e pan-amazônico”, defende. “Se queremos lutar por desenvolvimento nessa região, precisamos buscar qualificação nos recursos naturais. Precisamos saber sobre como daremos conta de políticas públicas que contemplem os insumos regionais”.

O protagonismo das mulheres pan-amazônicas na manutenção de valores e de vigor de uma economia informal é um dados que sobressai de acordo com a pesquisadora. “A figura da mulher é majoritária. No Brasil, é olhar com atenção os registros oficiais do Programa do Governo Federal Bolsa Família”.

ÍNDIAS E NEGRAS

Para a professora Otacila Barreto, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Ufam, a resistência indígena se realiza cotidianamente em várias frentes. “Falo para vocês que estamos resistindo fisicamente, enquanto expressão da cultura e como uma proposta de sustentabilidade”.

Para a educadora indígena, da etnia tucano, a luta dos indígenas tem caráter permanente  e, hoje, “está diante de várias ameaças”, em função dos projetos propostos e em andamento que asfixiam as terras indígenas e impactam duramente o modo de vida dos povos tradicionais. Otacila fez a saudação dela na língua tucano e perguntou quem poderia traduzir o que ela disse. Ali, fora a mãe dela, presente na plateia, ninguém sabia.

Amazonas, o mais racista dos Estados

Estudiosa da história da escravidão africana na Amazônia, a pós-doutora Patrícia de Melo Sampaio, da Ufam, classifica o Amazonas como um dos Estados mais racistas do Brasil porque “nega e silencia sobre a presença negra nessa região”.

Na exposição onde trata do “ser escravo em Manaus no século 19”, Patrícia Sampaio mostra que ao contrário do que ocorreu nas cidades de  Belém e  Maranhão, onde a maioria dos escravizados eram homens, em Manaus as mulheres compunham o maior número.

De acordo com a pesquisadora, para 353 escravizados, mais de 500 negros viveram em Manaus e nunca foram escravos. Para a ela, o silenciamento sobre os pretos do Amazonas mostra uma posição que está vinculada à escravidão como uma marca de pensar o Brasil. Pensamento que ainda é forte e  determina um imaginário para reforçar a negação dos negros no Estado e uma política de branqueamento.

’Ação além do papel’

“Queremos saber o que existe hoje, realmente, de política afirmativa no Estado do Amazonas. No papel tem muita coisa, e sem ser no papel, como ação efetiva, o que tem?”, questiona a ativista ex-metalúrgica Luzarina Varela. Uma das referências da luta pelos direitos da mulher no Estado, Luzarina  se diz cansada e impaciente com as “políticas de papel”, onde tudo é certinho, até bonito enquanto a realidade revela um outro cenário perverso.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM), Maria Gláucia Barbosa Soares, é preciso avançar muito e sensibilizar os que estão no Poder.

Sem planos 

O secretário de Estado, Justiça e Cidadania do Amazonas (Sejusc), mediadora de uma das duas mesas no 4º Encontro de Mulheres Afro-Ameríndias e Caribenhas, disse que o Estado não tem política específica para as mulheres negras. O que está sendo construído é um plano de ação para as mulheres.

+ sobre o tema

para lembrar

Psiquiatra acusado de racismo alega que foi desrespeitado como idoso

A defesa do psiquiatra Heverton Octacílio de Campos...

Abusos provam que estamos por nossa conta

Projeto brasileiro de extermínio da racialidade indesejada se escancara...

Corregedoria isenta policiais envolvidos em ação em Paraisópolis

Inquérito da corporação considera que 31 policiais agiram em...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=