Estudantes de medicina da USP fazem piada com cirurgia de mudança de sexo em episódio de transfobia

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) está envolvida em uma nova polêmica, agora nas redes sociais. Principal alvo da CPI dos Trotes que apurou a possível existência de até 112 estupros nos últimos dez anos, a FMUSP viu alguns dos seus estudantes envolvidos em um caso de transfobia. A denúncia partiu de Daniela Andrade, em sua página no Facebook.

Por , do Brasil Post 

O post foi apagado, mas a foto em questão, compartilhada por ela – também uma transexual – foi a abaixo:

Denunciada ao Facebook, a imagem acabou apagada pela rede social. Mas o debate se instalou. Segundo Daniela, ocorreram tentativas de silenciar a denúncia, que teriam partido “de gente que se considera poderosa”. “Nós, travestis e transexuais, já nascemos mortas para tudo nessa vida, mortas para a sociedade, mortas para as políticas públicas, mortas para o respeito tão necessário e que jamais nos é dado. Sobrevivendo nessa sociedade que nos odeia”, escreveu.

o-FMUSP-570

Em outra postagem, a transexual criticou o fato dos estudantes envolvidos na polêmica, e até outros que nada tinham a ver com a imagem, terem “ficado ofendidos”. Para ela, “piada com sofrimento humano não é piada” e “qualquer pessoa que prestou um vestibular para lidar com gente, com a saúde de gente, deveria se mancar disso”.

“Você não faz piadas com grupos oprimidos, por que o riso é fácil, a sociedade está o tempo todo debochando de nós, pessoas transexuais. Tentem fazer algum humor inteligente, tentem fazer algo para além do senso comum discriminatório. Afinal, a gente existe no mundo para isso, não é mesmo? Decidiram as pessoas cisgêneras que nossa vocação natural é ser piada de vocês”, continuou.

uspfobia2

O autor da postagem, em sua página pessoal no Facebook, pediu desculpas peloepisódio que ele mesmo definiu como “extremamente ofensivo”.

“Como estudante de medicina, sei que tenho um papel importante sobre a intimidade e o sofrimento humano, e uma alta responsabilidade com a sociedade. No dia desta foto – e infelizmente em muitos outros – falhei grosseiramente. Peço sinceras desculpas a toda a comunidade trans e a todos(as) os(as) outros(as) que tenham se ofendido com a minha postagem”, postou.

uspfobia3

O  ‘alvo da brincadeira’ dos estudantes e a própria FMUSP não se pronunciaram sobre o caso.

 

+ sobre o tema

Mulheres: de vítimas a algozes, o que a mídia tem a ver com isso? – Por: Mariana Martins

Integrantes do Intervozes se somam à mobilização #EuNãoMereçoSerEstuprada. Foto:...

Europa: cresce o tráfico de mulheres

Estudo sugere que prostituição forçada avançou 50% em cinco...

Maioria entre informais, mulheres têm lugar central na inédita renda emergencial

Por três meses, mães chefes de família terão acesso...

Argentina aprova lei que garante mais direitos aos transgêneros e transexuais

O Senado da Argentina aprovou por 55 votos, de...

para lembrar

Fiz um aborto e quero respeito

Ler sobre aborto é sempre muito delicado para mim....

Políticas Culturais LGBT: cultura das letrinhas?

Semana passada, começamos uma discussão sobre políticas culturais voltadas...

“Enegrecer o feminismo”: movimentos de mulheres negras no Brasil

Texto de Bárbara Araújo. As mulheres negras não existem. Ou,...

HQ fala da naturalização do estupro com metáforas do dia a dia

Nossa cultura justifica atos de violência sexual de formas...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=