Procuradoria quer apuração de suposta fraude em cota de concurso

De acordo com lei sancionada no ano passado, 20% das vagas em concursos públicos federais devem ser destinadas a autodeclarados pretos ou pardos

no Diario do Litoral

A Procuradoria da República no Distrito Federal recomendou ao Itamaraty que apure “suspeita de ocorrência de declaração falsa” de um candidato que se autodeclarou cotista em concurso para a diplomacia.

A procuradora da República Marcia Zollinger pediu a “instauração de procedimento administrativo” diante da inscrição de Mathias de Souza Lima Abramovic para disputar uma das seis vagas reservadas a negros.

De acordo com lei sancionada no ano passado, 20% das vagas em concursos públicos federais devem ser destinadas a autodeclarados pretos ou pardos.

“Fixo o prazo de cinco dias para que sejam fornecidas informações acerca do acatamento da presente recomendação”, afirma em documento enviado ao ministério nesta quarta-feira (26).

Na recomendação, ela cita “inúmeras vantagens do critério da autodeclaração”, mas pondera que,”quando desacompanha de mecanismos de controle, pode ensejar situações de fraude e má-fé por parte de alguns candidatos, frustrando os reais objetivos da política pública de cotas”.

 

Screen Shot 2015-08-28 at 9.43.28 AM
O Ministério Público recomenda que a apuração, no entanto, possa se estender a outros candidatos com “suspeita de declaração falsa” (Foto: Divulgação)

Abramovic está entre os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso -a segunda fase ocorre neste fim de semana.

O Ministério Público recomenda que a apuração, no entanto, possa se estender a outros candidatos com “suspeita de declaração falsa”.

De acordo com a legislação, o candidato pode ser eliminado da disputa se confirmada a fraude. Mas não é explicitado de que forma isso ocorreria. A Procuradoria da República no DF também não explicita qual é o mecanismo a ser adotado pelo Itamaraty na apuração do caso.

Em entrevista ao jornal “O Globo” em 2013, quando também concorria a uma das vagas reservadas a autodeclarados negros, afirmou que ele se identificava como afrodescendente.

+ sobre o tema

PF quer combater racismo na formação de agentes de segurança

A Polícia Federal incluirá a dimensão de raça...

Nina Simone. A escala de tons do negro, da humilhação ao orgulho

Para lá da cor, há a intensidade desta, porque...

Grêmio e Aranha, uma história de racismo perverso e continuado

Visto por dirigentes como “pessoa perigosa”, goleiro revive o...

Técnico provoca polêmica ao falar de ‘típico jogador africano’

O técnico do Bordeaux, Willy Sagnol, provocou polêmica nesta...

para lembrar

Na disputa da PM baiana com Igor Kannário, quem sofre são os jovens negros

O carnaval de Salvador vem registrando desde 2012 uma...

Mais postura racista nas capas de Revistas

Indianos criticam revista por clarear pele de atriz   A Revista...

Não preciso de bananas. Preciso de justiça

por : Paulo Nogueira O texto abaixo foi escrito por Thiago...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=