Os Futuros da Diáspora Africana

Videoconferência reúne artistas e intelectuais da África e da diáspora africana na Europa, América do Sul e América do Norte para vislumbrar a produção artística relacionada ao continente.

Enviado por Simone Malina para o Portal Geledes

“Se você quiser ter alguma ideia do mundo que está por vir, o mundo à nossa frente, contemple a África”, diz o filósofo africano Achille Mbembe.

Como se apresenta o futuro da África sob o olhar de artistas e acadêmicos? Que formas e narrativas de ficção científica foram desenvolvidas pelos artistas africanos?

Essas são algumas das questões enfocadas pelo projeto African Futures, organizado pelo Goethe-Institut, de 28 a 31 de outubro de 2015. O Festival conta com uma programação interdisciplinar e simultânea em três capitais africanas: Johannesburgo (África do Sul), Lagos (Nigéria) e Nairobi (Quênia), com o objetivo de explorar o futuro por meio da expressão narrativa e artística – literatura, belas artes, música, cinema, abrangendo também vários formatos digitais.

Como parte da programação do “African Futures”, São Paulo vai sediar aVideoconferência Circum-atlântica: Os Futuros da Diáspora Africana, que acontecerá no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 15h, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros). No evento, artistas e intelectuais da África e da diáspora africana na Europa, América do Sul e América do Norte se reúnem para antever seu futuro e o de sua produção artística, marcada por uma reflexão crítica sobre a África e suas reverberações fora do continente.

Estão previstas participações internacionais de Adrienne Edwards, curadora, acadêmica e escritora com enfoque em artistas da diáspora africana e do Sul Global, o curador Bonaventure Ndikung, fundador e curador do espaço do Savvy Contemporary Art Space, de Berlim e Kodwo Eshun, do The Otolith Group, de Londres.

Em São Paulo, a videoconferência será moderada por Daniel Lima, integrante do coletivo Frente 3 de Fevereiro e contará com a participação de Leda Martins, professora da UFMG, poeta e ensaísta e Viny Rodrigues, sociólogo e membro do coletivo Sistema Negro, de São Paulo.

A videoconferência “Os futuros da Diáspora Africana” é aberta ao público e as inscrições gratuitas podem ser realizadas através do e-mail:[email protected]. Haverá transmissão ao vivo através do site: www.goethe.de/africanfutures. Será concedido certificado aos participantes.

 

SERVIÇO

 

Videoconferência Circumatlântica: Os Futuros da Diáspora Africana

30 de outubro (sexta-feira), às 15h

Goethe-Institut São Paulo

Rua Lisboa, 974 – Pinheiros

Telefone 55 11 3296 7000

Inscrições gratuitas: [email protected]

Será concedido certificado aos participantes

 

SOBRE O PROJETO EPISÓDIOS DO SUL

Buscar  visões e contribuições do Sul na arte, na ciência e na cultura, em um contexto de crescente globalização é o objetivo do projeto Episódios do Sul, concebido pelo Goethe-Institut São Paulo. Ao longo de três anos, através de rodas de discussão, seminários, grupos de pesquisa, residências e produções artísticas, serão colocadas em pauta as  visões próprias do sul em relação à história da arte global, o futuro dos museus, utopias possíveis, mediação do conhecimento, entre outros temas. www.goethe.de/brasil/episodios

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Assessoria de Imprensa | Goethe-Institut São Paulo

Simone Malina – [email protected] Tel (11) 3296 7022

Gabriel Borges [email protected] Tel (11) 3296 7024

 

Simone Malina
Departamento Cultural
Goethe-Institut São Paulo
Rua Lisboa, 974
05413-001 – São Paulo – SP
Tel : 5511-3296-7022
www.goethe.de/saopaulo

+ sobre o tema

Diáspora Africana na Juventude: Cultura e Diversidade

Por Heliana Vilela   No âmbito das comemorações do Ano Internacional...

Pepe Mujica deu um soco no estômago do mundo inteiro

Dilma Roussef puxou o orelhão de Obama. Pepe...

Vogue Itália de maio ressalta a beleza negra

A última edição da Vogue Itália de maio é...

Jennifer Hudson: Mais orgulho do regime do que do Oscar

Enquanto muitas atrizes sonham em ganhar um Oscar, Jennifer...

para lembrar

Africanos buscam adaptação às mudanças climáticas

Em um mundo onde as mudanças climáticas estão cada...

Viola Davis e Kerry Washington fundam produtoras independentes nos EUA

As atrizes Viola Davis e Kerry Washington fundaram produtoras independentes...

Jacques d’Adesky lança livro no Rio de Janeiro

‘Percursos para o Reconhecimento, Igualdade e Respeito’, de Jacques...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=