Seppir divulga lista de habilitados no Prêmio Antonieta de Barros

De acordo com o Edital, prazo para apresentar recurso vai até a próxima sexta-feira (30)

No Seppir 

O resultado da fase de habilitação no “Prêmio Antonieta de Barros para Jovens Comunicadores Negros e Negras” está disponível aqui. De acordo com o Edital, os candidatos não habilitados poderão apresentar recurso, por meio do preenchimento do ANEXO IV, no prazo de até 3 (três) dias corridos a partir da divulgação do resultado preliminar. O recurso deverá ser assinado e enviado para o endereço eletrônico [email protected], com o título: APRESENTAÇÃO DE RECURSO “PRÊMIO ANTONIETA DE BARROS – JOVENS COMUNICADORES NEGROS E NEGRAS”.

O Prêmio irá contemplar 30 iniciativas ou atividades de comunicação realizadas por jovens negros e negras. Os candidatos devem estar na faixa etária dos 15 aos 29 anos, conforme disposto no Estatuto da Juventude.

O edital visa reconhecer ações voltadas para a promoção da igualdade racial e a superação do racismo. Cada iniciativa receberá um prêmio de R$ 20.000,00. Ao todo são R$ 600 mil em prêmios para fortalecer a comunicação negra no país.

Uma comissão técnica composta pela Seppir analisará os projetos, incluindo representantes da sociedade civil organizada, Seppir e Secretaria Nacional da Juventude.

Sobre Antonieta de Barros

Catarinense nascida em 11 de julho de 1901, Antonieta de Barros foi uma pioneira no combate a discriminação dos negros e das mulheres. Foi a primeira deputada estadual negra do país e primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina.

Além da militância política, Antonieta participou ativamente da vida cultural de seu estado. Fundou e dirigiu o jornal A Semana entre os anos de 1922 e 1927. Neste período, por meio de suas crônicas, ela veiculava suas ideias, principalmente aquelas ligadas às questões da educação, dos desmandos políticos, da condição feminina e do preconceito racial. Dirigiu também a revista quinzenal Vida Ilhoa, em 1930, e escreveu vários artigos para jornais locais. Com o pseudônimo de Maria da Ilha, escreveu, em 1937, o livro Farrapos de Ideias.

Ao longo de sua vida, Antonieta atuou como professora, jornalista e escritora. Como tal, destacou-se, entre outros aspectos, pela coragem de expressar suas ideias dentro de um contexto histórico que não permitia às mulheres a livre expressão; por ter conquistado um espaço na imprensa e por meio dele opinar sobre as mais diversas questões; e principalmente por ter lutado pelos menos favorecidos, visando sempre a educação da população mais carente.

Antonieta faleceu no dia 18 de março de 1952, com 50 anos.

+ sobre o tema

Revolução burguesa e colonialismo: uma visão marxista para a questão negra

Na transição do feudalismo ao capitalismo, a aristocracia começa...

Aos 93, dona Ivone Lara ganha ‘sambabook’ em sua homenagem

Dona é a vovozinha. "Eu era mocinha, achava que...

Há um racismo indicioso que exige luta dos movimentos sociais de uma maneira que não se pensava antes diz Boaventura Santos

Fonte: http://www.direitoshumanos.etc.br {xtypo_quote}Há um racismo indicioso que exige luta dos...

Artistas negros mandam seu recado no Dia da Consciência Negra

Este domingo (20), Dia da Consciência Negra, data que...

para lembrar

Aluno de medicina exerce profissão ilegalmente no NE

Por: MATHEUS MAGENTA Falta de profissionais já formados...

Ator de Pantera Negra, Chadwick Boseman ganha documentário da Netflix

Chadwick Boseman ganha documentário :  a Netflix anunciou nesta...

Consciência Negra – Poema de Sérgio Cumino.

CONSCIÊNCIA NEGRA  Por Sérgio Cumino em seu blog Fundamento a uma raça A...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=