Livro que reúne receitas e histórias afro-baianas é lançado

O livro Cozinhando Histórias: Receitas, Histórias e Mitos de Pratos Afro-brasileiros é resultado de 6 anos de trabalho

Do Correio 24 Horas

Resultado de uma oficina de culinária criativa promovida pela Fundação Pierre Verger, o livro Cozinhando Histórias: Receitas, Histórias e Mitos de Pratos Afro-brasileiros (R$ 49, |140 páginas) tem lançamento nesta quinta-feira (26) em Salvador, na sede do Espaço Cultural Pierre Verger, no Engenho Velho de Brotas, das 16h às 18h.

Organizado por Josmara Fregonese, Marlene Jesus da Costa e Nancy de Souza, a publicação é resultado de seis anos de trabalho das três autoras com jovens. O Espaço Cultural faz parte da fundação que cuida da obra do fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger (1902 – 1996) e oferece uma série de oficinas, há mais de uma década. Entre elas, está a de Culinária Criativa, iniciada em 2009.

No projeto, cada receita preparada era acompanhada por uma história sobre sua origem ou um mito de orixá que explicava aquele alimento. Quem contava era Nancy, mais conhecida como Vovó Cici, carioca radicada na Bahia há muitos anos.

Na sua convivência de décadas com o candomblé, ela se encantou com os mitos dos orixás e as tantas histórias que acompanham a cultura afro-brasileira. Nancy também teve uma convivência direta com Pierre Verger, nos últimos anos da vida dele. Marlene ficou responsável pelo preparo dos pratos.

Morando desde pequena na vizinhança da casa de Verger, a baiana trouxe para o projeto os ensinamentos de sua avó sobre a culinária popular e baiana. Também ajudou a criar pratos novos, aproveitando doações de alimentos que o espaço recebia para a merenda dos alunos.

Marlene e os jovens aprendizes prepararam as receitas; e Josmara fotografou todo o processo para o livro, que também traz fotos de Pierre Verger. As autoras falam sobre o projeto durante o lançamento.

+ sobre o tema

Obama canta em homenagem a Ray Charles na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comandou uma...

Dudu Nobre é flagrado com seu novo amor

Dudu Nobre foi flagrado pela primeira vez ao lado...

Como mulher ajudou a salvar seu vilarejo da fome em Madagascar

A seca prolongada no extremo sul de Madagascar deixou...

para lembrar

Basquiat leva 3 000 pessoas ao CCBB na abertura de exposição

Retrospectiva foi inaugurada na quinta (25); ingressos para o...

Nelson Mandela

Durante minha vida eu dediquei-me a este esforço para...

Violência na Guiné-Conacri após vitória histórica de Alpha Condé

Líder da oposição alcançou 52,5% dos votos, o...

Pesquisa atesta que mulheres quilombolas são mais hipertensas

Estudo da Faculdade de Nutrição aponta riscos de saúde...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=