Consulesa da França no Brasil confirma visita a comunidade tradicional de matriz africana

Visita proporcionará encontro de povos e comunidades tradicionais

Do Inzo Tumbansi

Itapecerica da Serra/SP – Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana objetiva identificar desafios e ações de enfrentamento ao racismo, considerado inimigo comum e refletir sobre a necessidade de se estabelecer estratégias articuladas de resistência frente a tanta violência sofrida por povos e comunidades tradicionais de matriz africana, os povos de terreiros. Este encontro será realizado dia 12 de dezembro deste ano, a partir das13h00, na sede do ILABANTU/Nzo Tumbansi, a Rodovia Armando Salles, 5205, Recreio Campestre, Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo.

“Nos organizamos em torno da luta pela garantia de nossos territórios e em defesa do direito de continuarmos vivendo de acordo com o modo que escolhemos para viver que busca promover o desenvolvimento sustentável, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia de direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à nossa identidade, formas de organização e instituições”, disse o Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno.

O evento que ocorrerá em função do projeto do Ilabantu, organização de fortalecimento político-institucional de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, e contará com a participação de lideranças do “povo-de-santo”, o Terreiro de Candomblé, espaço onde acontecerá o encontro, receberá uma visita especial, a consulesa da França no Brasil, Alexandra Loras, que confirmou presença e prepara-se para visitar pela primeira vez uma Comunidade Tradicional de Matriz Africana, conhecida por Terreiro de Candomblé.

A visita de Alexandra Loras se dá em virtude de seu destacado engajamento em projetos sociais, Alexandra será a responsável por uma fala magistral aos povos de terreiros presentes ao evento.

Alexandra vai dividir sua história de experiências extremas com o público. Na revista Marie Claire de outubro, a consulesa conta como é ser a única filha negra, entre cinco filhos, de uma mãe de família parisiense, aristocrata, milionária e com valores conservadores; e a perda de dois filhos na gravidez antes de dar à luz um menino loiro. Ela também fala sobre a vida no Jardim Europa, bairro nobre da capital paulista, o preconceito sofrido pelas socialites e as visitas que faz às presidiárias francesas nas cadeias paulistanas.

Alexandra Baldeh Loras, cônsul-geral da França no Brasil, Damien Loras e Rafael, de 2 anos e meio
Alexandra Baldeh Loras, cônsul-geral da França no
Brasil, Damien Loras e Rafael, de 2 anos e meio

SERVIÇO:

Dia 12/12/2015
Horário: das 13:00 às 20:00 horas
Local: Rodovia Armando Salles, 5205 – Recreio Campestre – Itapecerica da Serra/SP
Informações:
(11) 9 9339.1977 – (11) 9 4701.2106 – (11) 4321.6572 – (11) 4165.4333

ASCOM/ILABANTU

+ sobre o tema

Artistas brasileiros e africanos celebram ancestralidade em comum com shows no Recife

Projeto "Sons da África" ocupa Caixa Cultural até dia...

Japão e China: agrava-se a luta pela influência na África

Tóquio prometeu um pacote de ajuda de 300 milhões...

DIVERSÃO: Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie acabam de virar cidadãos angolanos

Fonte: Glamurama Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie...

Mandela no Google

As buscas mais frequentes na internet em 2013. Antes da...

para lembrar

Mezzo africano e mezzo afro-brasileiro

Como boa parte das pessoas, em algum momento da...

Audiência em quilombo da Bahia dimensiona violência

Salvador, 14 de agosto de 2009   COBERTURA   ...

As duas Áfricas

Com extensão territorial de aproximadamente 30,2 milhões de...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=