Maria José Anacleto Cunha

Vítima: MARIA JOSÉ ANACLETO CUNHA

Ação de Indenização pó dano Moral e material.

Ré: Denise Conti Bristotti

Preambulo –

A vítima teve sua honra, dignidade e decorro atingidas por ato ilícito cometido ofensora, que utilizou-se de elementos inerentes a raça e cor da vítima com o objetivo de desmoraliza-la em público, expondo-a a situação vexatória.

Síntese dos fatos –

O fato que deu origem à ação penal ocorreu em março de 2000, quando a vítima transitava pela calçada do bairro onde residem ambas e a ofensora passeava com seu cão e este ao ver a vítima avançou-lhe, o que prontamente a vítima teve a reação de se proteger, passando a ofensora a proferir as seguinte frase:

“Meu cão só avançou em você, porque você é preta, e eu e meu cão não gostamos de negros….”

A vítima procurou o 46 Distrito Policial, onde lavrou boletim de ocorrência e posteriormente procurou o Geledés, que encaminhou a autoridade policial o pedido de instauração de inquérito, e após o relatório houve a propositura da ação penal privada (queixa crime), que tem tido se trâmite perante a 27 Vara Criminal do Foro Central da Capital de São Paulo, sob o n.º: 583/00.

Houve a audiência de tentativa de conciliação, o que restou infrutífera, posteriormente foi formula do pelo membro do Ministério Público, a suspensão condicional do processo nos termos do art. 89 da Lei 9099/95, o que não foi aceito pela ré. Seguiu-se o interrogatório e toda a fase de instrução, com oitiva de testemunhas de acusação, não foi apresentado rol de testemunhas de defesa.

O Ministério público após a instrução, já em fase de memoriais, manifestou-se pela condenação da ré por prática do crime previsto no art. 140, § 3º do Código Penal, conforme a vítima através do Geledés sustentou, e a ofensora manifestou-se no sentido do pedido de absolvição

Em sentença o juiz da 27ª Vara Criminal, deu por procedente a ação condenando a ré, em razão da pratica do delito previsto no artigo supra, com a pena de 1 ano de reclusão (substituída por prestação de serviços a comunidade, e a pena de 10 dias multa no valor de 1/30 do salário mínimo vigente a época do fato, a ser atualizada na ocasião do pagamento.

A sentença transitou em julgado e a vítima através do SOS racismo ingressou com ação de indenização pelo dano moral suportado, este tramita perante a 1ª Vara Cível do Foro Regional da Lapa, na cidade de São Paulo, processo n.º 583.00.2005.018714-3. após a instrução processual em sentença o juízo deu procedência parcial a vitima, condenando a ré ao pagamento de R$ 6.000,00 (Seis mil reais)) pelo dano moral suportado pela vítima.

A ré dentro do prazo legal ofereceu recurso e agora o Sos aguarda sua intimação para em contra razões requerer ao Tribunal de Justiça de São Paulo que de provimento total a ação. O recurso foi julgado parcialmente procedente para minorar o valor da indenização arbitrada pelo juízo de primeira instância, fato que se deu ao inicio de 2008. Após o retorno dos autos não houve mais recursos de parte a parte, houve o transito em julgado da decisão e em novembro pedimos que fosse feito bloqueio de valores de contas correntes em nome da ré, para após serem levantados em favor da vítima.

+ sobre o tema

As Tartarugas Ninjas: Caos Mutante é um recomeço perfeito da narrativa para a geração Z

Em um mundo em constante evolução cinematográfica, poucas franquias...

Dos 32 países da Copa, Brasil foi quem mais reduziu mortalidade infantil, diz estudo

Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo,...

Registro civil de nascimento

 Ronaldo vai gravar nesta sexta sua participação na campanha...

IBGE abre seleção para contratar 2.006 recenseadores em GO, PR, RJ, SC e SP

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)...

para lembrar

Artistas abraçam causa indígena

A segunda fase da campanha Tamuaté-Aki, em apoio à...

Um leito para 430 crianças: covid expõe problema do Brasil

A taxa de transmissão da covid-19 (Rt) no Brasil...

Remédios contra Aids prolongam vida, mas ainda causam graves efeitos colaterais

Dificuldade de viver com a doença é ignorada pela...

Publicitários negros criam agências com foco em diversidade

O incômodo de trabalhar com equipes apenas de pessoas...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=