Brasil tem crescimento de 65% de casos de gripe suína: 84 em dois dias

Fonte: JB Online

Raphael Zarko – Apesar do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ter garantido em entrevista na manhã desse sábado que a gripe suína está “sob controle”, a explosão de casos desses últimos dois dias é preocupante. Em 44 dias, do dia 7 de maio – quando foi o registrado o primeiro caso no país – até a última sexta-feira, foram 131 casos, enquanto nos últimos dois dias o Ministério da Saúde registrou mais 84 pessoas infectadas – até as 17 horas desse domingo. Um aumento de cerca de 65% de infectados. Em entrevista de sábado, Temporão disse que não há motivo para preocupação e nem para mudança de estratégia de combate à gripe suína:

 

– O vírus não circula de maneira continuada e todos os casos ou foram importados ou têm um vínculo epidemiológico estabelecido. Se compararmos a situação do Brasil com a de vários países, ela é de bastante tranquilidade – disse Temporão.

 

São Paulo (95 confirmados), Rio de Janeiro (30), Santa Catarina (29)e Minas Gerais (24) são os quatro estados com maior registro de casos de gripe suína, com o Distrito Federal (11) na quinta posição, entre contaminados. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 23 casos são autóctones, ou seja, de pessoas contaminadas dentro do país.

 

“A transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade de transmissão de pessoa para pessoa”, diz a nota diária de confirmação do Ministério da Saúde, que também informou que descartou até o momento 560 casos suspeitos, embora ainda haja 221 pessoas em observação.

 

Segundo epidemiologistas, o crescimento de casos pode estar ligado à chegada do inverno e a menores temperaturas. No mundo todo, também nos últimos dois dias foram cerca de 5 mil casos a mais de gripe suína. Já são 50 mil casos confirmados em todo o mundo em 95 países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O país com maior número de contaminados pela gripe suína são os EUA, com 17.855 casos e 44 mortos, seguido pelo México, com 7.624 casos e 113 mortos. O Canadá tem 4.005 casos, com 12 mortos. A OMS contabiliza até o momento 230 mortes em todo o mundo por decorrência da gripe suína.

 

Na América do Sul, o Chile é o país que mais tem casos de gripe suína, com cerca de 1.694 casos. A Argentina tem cerca de 500 casos confirmados, com o Peru com 218 e o Uruguai com pouco mais de 30 casos de gripe suína.

 

Matéria original: Brasil tem crescimento de 65% de casos de gripe suína: 84 em dois dias

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

15 museus recebem programação especial sobre Direitos Humanos

Espaços recebem debates, oficinas, palestras e apresentações sobre o...

I PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS

O Prêmio Expressões Culturais Afrobrasileiras foi concebido em...

Uma carta aberta a FHC que merece ir para os livros de história

por Renato Rovai Segue uma Carta Aberta de...

MS avança nos diretos aos negros com vagas em concursos

Fonte: Informativo dos Concursos O governador André Puccinelli...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=