Desemprego feminino cresce duas vezes mais que o masculino

Fonte: Bem Paraná –


Desde o agravamento da crise financeira mundial, com a quebra do banco Lehman Brothers em setembro de 2008, as mulheres perderam mais espaço no mercado de trabalho que os homens no Brasil. A conclusão é de estudo divulgado hoje (2) pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o documento, a ocupação feminina caiu quase o dobro da registrada entre os homens: 3,1% contra 1,6%.

Os efeitos da recessão mundial sobre a economia brasileira também empurraram muitas mulheres para a inatividade. O estudo aponta que, de setembro a abril, a população economicamente ativa feminina caiu em capitais como Salvador (3%), Belo Horizonte (1,5%), Porto Alegre (2,3%) e São Paulo (1,9%), enquanto entre os homens não se verificou decréscimo em nenhuma dessas regiões.

A retração da participação feminina no mercado de trabalho, contudo, não foi observada nas atividades formais. O número de profissionais com carteira assinada até cresceu. O estudo mostra que no comércio, por exemplo, a mão de obra feminina ficou com 88,8% das 52.278 vagas criadas no período. Já no setor de serviços as mulheres ocuparam 78,29% dos 126.839 novos de postos de trabalho.

Os analistas do Ipea apontam que o aumento da participação das mulheres no mercado formal já era esperado. Com os desdobramentos da crise, os empregadores preferiram contratar mão de obra mais barata no período. “Como os salários de contratação das mulheres foram sempre inferiores aos dos homens, parece ter havido substituição de salários mais altos por mais baixos”, aponta o estudo.

O fenômeno foi observado também entre os trabalhadores de maior escolaridade, faixa em que as mulheres costumam receber o equivalente a 65% dos salários masculinos. O estudo aponta que o aumento da participação feminina é o indicativo de uma precarização do emprego no contexto de crise.

 

Matéria original: Desemprego feminino cresce duas vezes mais que o masculino

+ sobre o tema

Onde estão Jandira e Elizângela? Por Tony Bellotto

É inaceitável a crueldade com que tratamos as brasileiras...

Sem-tetos ocupam áreas para exigir Minha Casa, Minha Vida

MTST organiza ações na Região Metropolitana de São Paulo...

Projeto Afro Digital promove workshops gratuitos de inovação e tecnologia na periferia de SP

O empreendedorismo e a economia criativa têm impulsionado a...

para lembrar

SUS aplica segunda dose de vacina contra HPV a partir de segunda-feira

Público alvo da campanha de vacinação contra o HPV...

Programa já assegura 1.753 novos médicos para 626 municípios

  A maioria dessas cidades está em áreas...

Fornecedoras da Renner terão de pagar R$ 1 milhão por uso de trabalho escravo

As empresas também terão de readmitir os trabalhadores a...

Indígenas fecham pista da Av. Paulista em protesto por garantia de direitos

Eles se concentraram em frente ao Masp e seguem...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=