Eleitor de Rondônia é o primeiro a pedir título pela internet no Brasil

Fonte: UOL Notícias –

Lançado na segunda-feira depois de testes em 2008, o programa Título Net da Justiça Eleitoral teve em Rondônia o seu primeiro usuário, divulgou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quarta-feira. José Amarildo Alves Ruiz, de Guajará-Mirim, fez o pré-atendimento na internet e depois compareceu à 1ª Zona Eleitoral do Estado para completar o atendimento e retirar seu documento.

 

Rondônia foi o primeiro Estado a implantar o programa, testado no Distrito Federal em 2008. O atendimento de José Amarildo durou menos de três minutos, segundo o TSE, e o eleitor foi ao cartório apenas para que as informações fossem conferidas e o título, emitido.

 

O projeto deve ser estendido para o resto do país, conforme cronograma definido pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, informou o TSE. O sistema busca acelerar o atendimento e permitir que o preenchimento de um formulário na internet faça a solicitação de transferência do título ou a atualização de dados do eleitor.

 

O serviço também oferece a emissão de guia de multa para mesários faltosos, alistamento tardio ou ausência sem justificativa no pleito. Essa guia estará disponível no final do preenchimento do formulário pela internet.

 

No passado, o eleitor deveria comparecer no cartório eleitoral para emitir o boleto, ir a uma agência bancária ou a uma casa lotérica para pagá-lo e retornar ao cartório eleitoral para regularizar o título.

 

A partir do fim de agosto os eleitores dos vinte e seis Estados e do Distrito Federal poderão solicitar título, pedir transferência de domicílio ou atualizar dados pela rede mundial de computadores.

 

Ainda em julho, o projeto chega à Paraíba, onde o serviço estará disponível a partir da próxima segunda-feira (13). Em seguida, vêm Distrito Federal (20), São Paulo e Paraná (27).

 

Em agosto, os atendidos serão Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul, no dia 3; Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, no dia 10; Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, no dia 17; e Amapá, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins, no dia 24.

 

A Justiça Eleitoral considera o processo confiável porque, além de proporcionar mais comodidade com atendimento com data e hora marcada, “o próprio requerente que preenche seus dados. Ao atendente da unidade de atendimento da Justiça Eleitoral caberá apenas conferir os documentos apresentados com as informações previamente citadas”.

Matéria original: Eleitor de Rondônia é o primeiro a pedir título pela internet no Brasil

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Ativista do Black Lives Matter se elege para o Congresso dos EUA

Cori Bush, enfermeira, ativista do movimento sem teto e...

Sinto falta de autores negros no Brasil, diz Ondjaki

Aos 37 anos, o escritor angolano Ondjaki tem 19...

Paulo Paim – Senador – Rio Grande do Sul

Número 131 Sou Rio Grande, Sou Paim Em defesa da nossa...

Serra mantém vantagem sobre Dilma no eleitorado da região Sul, diz CNT/Sensus

Por: MÁRCIO FALCÃO O detalhamento da pesquisa CNT/Sensus divulgada...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=