Audiência em quilombo da Bahia dimensiona violência

Salvador, 14 de agosto de 2009

 

COBERTURA

 

 

 

Luiza Bairros, Luiz Alberto e Edson Santos em quilombo baiano (Foto: Naiara Leite)

 

Audiência Pública em São Francisco do Paraguaçu

tem presença de Ministro, Deputado e Secretária

 

Os conflitos e denúncias decorrentes da situação do Quilombo de São Francisco do Paraguaçu (Cachoeira/BA) motivaram a realização de uma Audiência Pública com a presença do Ministro Edson Santos, titular da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade (SEPPIR), do Deputado Federal Luiz Alberto (PT/BA) e de Luiza Bairros, Secretária de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI).

 

O evento aconteceu nessa quinta-feira (12), na sede da Associação dos Remanescentes do Quilombo do Paraguaçu e também recebeu representantes de outras comunidades quilombolas da região. A audiência deu maior dimensão à gravidade dos conflitos que envolvem os quilombos baianos e os grandes fazendeiros.

 

Em relatos, a comunidade de São Francisco destacou o medo estimulado pelas ameaças que vem sofrendo. “Nós vivemos pressão e ameaça todos os dias, temos medo de perder mais uma pessoa aqui, eu fui ameaçado mais uma vez por uma fazendeira, precisamos de ajuda. Minha filha está deprimida, minha mulher foi maltratada, desde dezembro não durmo direito”, afirma Crispim dos Santos, conhecido como Rabicó.

 

Ao discursar, o Deputado Federal Luiz Alberto (PT/BA) apontou a necessidade de maior agilidade na tramitação dos processos das comunidades quilombolas: “é preciso que as autoridades garantam segurança para a comunidade, e urgência nos processos de titulação das comunidades quilombolas, esse caso aqui é de morte anunciada”.

 

O Ministro Edson Santos reafirmou o interesse dos governos estadual e federal em garantir celeridade no processo. O titular da SEPPIR havia participado, no início da manhã, de uma reunião em que estavam presentes o Governador da Bahia, Jaques Wagner e secretária Luiza Bairros (SEPROMI) em que a situação dos quilombolas havia sido colocada em pauta.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Luiz Alberto (PT/BA)
Brasília: Daniela Luciana (DRT/BA 1998)
61 3215-5954 / 61 8179-9316 – [email protected]
Salvador: Naiara Leite (DRT/BA 2823)
71 2223-9149 / 71 8229-8159

+ sobre o tema

para lembrar

Roda Viva – Muniz Sodré

Roda Viva - Muniz Sodré - 25/06/2012 Pensador,...

Três conselheiros participam oficina promovida pela Seppir

Os conselheiros Edgar Moura, Regina Nogueira e Olídia da...

Negros precisam se esforçar mais para chegar à classe média

Pesquisa da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), que aponta...

Atividades marcam comemoração do Novembro Negro

De segunda-feira (19/11) até 06 de dezembro, a...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=