PM contabiliza 21 mortos em confrontos no Rio; entre as vítimas há 3 PMs e 3 moradores

Fonte: Folha Online –

A Polícia Militar confirmou nesta segunda-feira que ao menos 21 pessoas morreram durante os confrontos com traficantes ocorridos neste fim de semana em favelas da zona norte do Rio. Entre as vítimas estão três policiais militares, três moradores e 15 suspeitos.

 

Um dos PMs mortos é o cabo da PM Izo Gomes Patrício, um dos ocupantes do helicóptero abatido no último sábado (17) por traficantes e que morreu na manhã de hoje, no hospital. Outros dois PMs morreram na ocasião, quando a aeronave foi atingida por tiros e explodiu após um pouso forçado.

 

Os confrontos na zona norte do Rio começaram na madrugada de sábado. Em disputa pelos pontos de venda de drogas, traficantes do morro São João –controlado pelo Comando Vermelho– e aliados invadiram o morro dos Macacos, controlado pela ADA (Amigos dos Amigos).

Os tiroteios causaram pânico entre moradores das favelas atingidas.

 

No sábado, a violência se espalhou e, além dos confrontos no morro dos Macacos, ao menos 12 veículos foram incendiados em bairros da zona norte. De acordo com a polícia, o objetivo dos criminosos era desviar a atenção do morro dos Macacos.

 

Segurança


Também nesta segunda-feira, o Ministério da Justiça negou que detentos do presídio de Catanduvas (PR) tenham ordenado a invasão ao morro dos Macacos.

 

A declaração do ministério contraria informação dada mais cedo pela Secretaria de Segurança Pública do Rio, que afirmou que a invasão ao morro foi articulada por chefes da facção CV (Comando Vermelho), que estão na unidade federal.

 

Após os confrontos, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou que o Estado vai receber R$ 100 milhões da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) nos próximos seis meses para equipar as forças de segurança e que a polícia vai ganhar novo helicóptero blindado.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou nesta segunda-feira os atos de violência registrados no Rio e afirmou que o governo federal está disposto a ajudar o Estado no que for preciso para “limpar a sujeira que essa gente [criminosos] impõem ao Brasil”.

 

Desde o início da manhã de hoje, a Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e de vários batalhões da corporação realizam uma operação nas favelas de Manguinhos, Mandela e Jacarezinho, na zona norte do Rio, para tentar prender os traficantes envolvidos nos ataques criminosos. Diversas vias foram bloqueadas para passagem de veículos e pedestres.

Matéria original

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Ao amigo e companheiro Antonio Carlos Arruda a solidariedade do Geledés

Meu melhor amigo Meus pais Hélio e Valdivina na...

Datafolha: aprovação a Dilma cai 27 pontos

Pesquisa foi realizada no auge dos protestos nas...

Condomínios pagam para ter ligação direta com a polícia

Fonte: Folha de São Paulo - Prédios instalam rádios...

Na China, Michelle Obama retoma a diplomacia do pingue-pongue

Michelle Obama joga pingue-pongue tendo a primeira-dama chinesa, Peng...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=