ONG denuncia participação de PMs em assassinatos e aluguel de caveirões na Maré

Fonte: O Dia Online –

Mais de 50 pessoas teriam sido mortos em quatro meses de confrontos na região

 

 

Rio – A ONG Justiça Global enviou nesta segunda-feira um ofício à Secretaria de Segurança Pública do Rio denunciando a prática de aluguel de carros blindados da PM. O documento pede investigação sobre a atuação policial em comunidades da Maré, na Zona Norte, e traz anexado um manifesto assinado por cerca de 200 pessoas e dezenas de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

O texto do manifesto faz referência às constantes trocas de tiros que têm ocorrido na Maré há quase cinco meses, desde que, em uma ação que teve a participação ativa de policiais e o aluguel de caveirões a uma facção criminosa, foi iniciada uma disputa entre traficantes.

De acordo com o documento, um levantamento feito por moradores dá conta de que, apesar da pouca divulgação nos meios de comunicação, até setembro mais de cinqüenta pessoas teriam sido mortas nos conflitos. No início do mês, o governo estadual e o Ministério Público do Rio já haviam sido igualmente oficiados.

O ofício ressalta ainda que a violência das políticas de segurança que desconsideram a vida do morador de favela. O envio do docuumento é feito apenas dois dias depois que um confronto entre traficantes em favelas de Vila Isabel priocou pânico entre moradores da região e deixou mais de 15 mortos.

A documento ressalta que os conflitos entre grupos armados na Maré e o aluguel de caveirões já haviam sido denunciados reiteradamente pelos próprios moradores, porém sem a devida atenção das autoridades. No início de junho, a Secretaria de Segurança chegou a soltar uma nota desqualificando as denúncias de que policiais militares participaram da invasão à favela Vila dos Pinheiros.

De acordo com a ONG Justiça Global, o objetivo da entrega do documento é sintetizar os diversos relatos e denúncias ouvidos de dezenas de moradores desde o início dos confrontos, no dia 30 de maio de 2009, e cobrar uma rigorosa e célere investigação das denúncias.

Matéria original

+ sobre o tema

A revolução da internet e a decadência da velha mídia

Tudo se discute menos os meios de comunicação, é...

Leonardo Sakamoto explica os desafios no combate ao trabalho infantil

  Em outubro, o Brasil vai receber a III Conferência...

Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo

A terceira edição do Fórum São Paulo Diverso acontecerá...

Cinco militares são réus pela morte do deputado Rubens Paiva

A denúncia do Ministério Público Federal contra cinco militares...

para lembrar

CULTNE – Bastidores do Encontro de Produtores Negros – RJ

Cultne registrou com imagens e edição de Filó...

Grito dos Excluídos protesta contra retirada de direitos sociais e trabalhistas

Economista destaca que ato é um "alerta" para o...

Sobre a não participação no programa “Na Moral”, da Rede Globo, por Douglas Belchior

Por Douglas Belchior Amig@s do Blog NegroBelchior, Facebook, de vida e...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...
spot_imgspot_img

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...
-+=