PT e PMDB dialogam para defender as políticas de combate ao racismo no Senado e Câmara Federal em 2010 22 de Outubro de 2009


PT – Secretaria Nacional de Combate ao Racismo escreveu:

*PT e PMDB dialogam para defender as políticas de combate ao racismo no Senado e Câmara Federal em 2010. *

A Secretária Nacional de Combate ao Racismo do PT, Cida Abreu, o Presidente do PMDB Afro, Jorge Coutinho e a Presidente Nacional do PMDB, Iris Resende, reuniram-se no mês de outubro em Brasília, para discutir a intervenção dos dois partidos nas ações de combate ao racismo no Brasil e a construção de agenda conjunta no processo político de 2010, em questões que envolvam a temática racial no programa de governo.

Os dirigentes constataram a importância da união e compromisso das instancias partidárias na política de combate ao Racismo. Para Cida Abreu “já esta pra lá de comprovado que o Governo Lula não teve medo de provar que as diferenças sociais existentes no Brasil têm como maioria representando os de etnia negra o que temos agora é fortalecer essas ações e cobrar para que sejam realmente inseridas e respeitadas na sociedade”.

A Secretária de Combate ao Racismo do PT citou como exemplo o ProUni, que fortalece a defesa das Cotas Raciais e a diversidade étnico Racial no Brasil, a implementação da Lei 10.639, que insere o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas de todo o país, e a garantia e reconhecimento terras dos remanescentes dos Quilombos como ação reparatória.

Os dirigentes também discutiram sobre a da campanha do Pré-sal e a importância dos investimentos serem direcionados para os programas sociais e a implementação das políticas de promoção da igualdade racial.

Jorge Coutinho enfatizou da importância que representa a união dos dois partidos em defesa das ações do Combate ao Racismo no Brasil e concluiu fazendo uma reflexão da invisibilidade dos negros e negras na mídia, nos espaços públicos de visibilidade de negros e negras que representam 57% da população brasileira.

A presidente do PMDB, Íris Rezende, se comprometeu em acompanhar a agenda racial no congresso nacional, em defender o fortalecimento das Políticas de promoção da Igualdade Racial e de compor a frente do Campo Democrático de negros e negras nas eleições 2010. Reconheceu também a importância de maior visibilidade para as ações conjuntas de Combate ao Racismo no processo eleitoral e fortalecer as discussões do Programa de governo com recorte racial, assim como estimular as candidaturas negras.

Cida Abreu alertou também sobre a importância do PMDB, envolver as instancias do partido para defender as ações no senado relativa a aprovação do estatuto da Igualdade Racial, a aprovação das Cotas Raciais e a contribuir para a possível aliança l nas eleições presidenciais.

 Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Inscrições abertas para edital Juventude Viva

Entidades interessadas têm até o dia 06 de setembro...

Ambulante foi preso após reconhecimento irregular por WhatsApp

Em depoimento, investigador da Polícia Civil que o prendeu...

Beltrame, não aceitamos mais perder gerações

    Mônica Francisco,  Sinto muito Beltrame, mas termos de perder mais...

para lembrar

Mulher negra filma ataque racista em posto de Salvador: “Odeio preto, não suporto”

Uma mulher negra foi vítima de racismo em uma loja de...

“Coisa de preto”

Tratar o racismo como brincadeirinha, piada, exagero, mimimi, pilhéria,...

‘Em cada batalhão da PM tem um grupo de extermínio’. Por Tatiana Merlino

Por Tatiana Merlino Primeiro, identificam-se os "bilões" de...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=