Felipe volta pela 1ª vez ao Barradão, palco de trauma causado por racismo

Fonte: UOL –

Quando entrar no vestiário do Barradão nesta quarta-feira para se preparar antes da partida diante do Vitória, o goleiro Felipe irá reencontrar o local onde viveu um triste episódio em 2005. Foi nesse ano que o hoje goleiro do Corinthians denunciou um ato racista e acusações de “corpo mole”.

“Fiquei dez anos no Vitória e será a primeira vez que volto lá desde que saí em 2005. Tenho muitos amigos lá, mas vamos ver como será retornar”, comentou o camisa 1 na manhã desta terça-feira, pouco antes de embarcar rumo a Salvador.

Felipe foi revelado nas categorias de base do clube baiano e lá já era considerado um goleiro promissor. Entre 2004 e 2005, porém, o time rubro-negro passou por momentos difíceis e acumulou dois rebaixamentos seguidos no Brasileiro, indo da elite para a Série C em duas temporadas.

Depois da segunda queda, Felipe disse ter sido vítima de um dos episódios mais tristes de sua carreira. O empate por 3 a 3 com a Portuguesa no Barradão decretou o descenso do Vitória. Logo em seguida, o então presidente do clube, Paulo Carneiro, acusou Felipe de ter entregado o jogo e ainda disparou insultos racistas.

O episódio culminou com a saída do goleiro e um processo que tramita na Justiça até hoje. Pelo Corinthians, Felipe também já foi alvo de racismo pelo menos duas vezes, ambas no ano passado. Durante a Série B do Brasileiro, o camisa 1 foi insultado por torcedores de ABC e Juventude, respectivamente, em Natal e Caxias do Sul.

“Eles tiveram atitudes racistas o jogo inteiro. Mas vou esquecer isso. Estão praticamente eliminados e vão continuar na segunda divisão. Vou torcer para que eles caiam para a Série C”, esbravejou o goleiro ainda no gramado do Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Na noite desta quarta-feira, Felipe voltará ao Barradão para tentar recuperar apenas as boas lembranças em sua antiga casa. E também para ajudar o Corinthians a reencontrar as vitórias (a equipe triunfou apenas uma vez nas últimas oito rodadas).

“Jogar no Barradão sempre foi complicado, é difícil ganhar lá”, avisou o camisa 1, que ainda tem ligação forte com Salvador, onde viveu durante muitos anos e onde sua família ainda reside. Na última semana, inclusive, o goleiro passou algumas horas de folga na capital baiana.

Matéria original

+ sobre o tema

‘Que tu fez no cabelo? Tomou choque?’ perguntou o cobrador de ônibus para a universitaria

A universitária Gilvanete Costa, que relata ter sofrido ofensa...

O primeiro âncora negro de um jornal televiviso na Europa

O primeiro âncora negro de um jornal televiviso na...

Empresário e médica são acusados por racismo e agressão contra turista em pub

Um caso de racismo e agressão física contra uma...

Marcha alerta para genocídio do povo negro

Dados recentes mostram que, no Brasil, o número de...

para lembrar

 O tempo do “coitadismo” passou e jogou no lixo as teses de Magnoli e Kamel

Por Dj Cortecertu Parafraseando a boçalidade, vou direto ao assunto....

Pesquisador diz que piadas racistas reforçam padrão colonial

Piadas sobre negros ainda são usadas para desqualificar...

As milícias nos Estados Unidos e a reação negra

Nos Estados Unidos são bastante comuns as milícias ou...

Redução da maioridade penal não reduz crimes violentos no país, diz FGV

O primeiro estudo em economia do crime dos professores...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=