Republicanos desfecham golpe em democratas após euforia Obama

Fonte: R7 –

Um ano após vitória histórica de Barack Obama, partido do presidente dos EUA perde poder

Um ano após a vitória do democrata Barack Obama como primeiro presidente negro eleito dos Estados Unidos e um dos que começou com mais apoio na história do país, os republicanos voltam a ganhar espaço na política americana com vitórias significativas em eleições estaduais.

Os republicanos conquistaram os governos dos Estados da Virgínia e Nova Jersey. Os democratas continuaram longe da Prefeitura de Nova York, conduzida pelo empresário Michael Bloomberg, reeleito como candidato independente.

As vitórias republicanas ganharam destaque no jornal Washington Post, já que ambos os Estados são governados por democratas.
Na verdade, Robert McDonnel, um republicano conservador, assumirá o governo da Virgínia após dois períodos sucessivos de governadores democratas.

Já em Nova Jersey, após um corpo a corpo que se prolongou inclusive após a votação, os republicanos conseguiram desbancar o atual governador e candidato democrata, Jon Corzine, elegendo Chris Christie como novo governador do Estado.

O fervor democrata tradicional no estado não foi forte o suficiente para superar a impopularidade do governador.

Alguns analistas tinham considerado que Corzine tinha boas possibilidades de vencer a disputa devido ao forte apoio dado pelo presidente Barack Obama.

O jornal The New York Times mencionou como parte das vitórias republicanas o esforço do partido, após a derrota sofrida no ano passado, em levantar dinheiro, recrutar candidatos e fortalecer as bases do partido em uma prévia do que deve fazer nas eleições do próximo ano nos EUA, que renovarão parte do Legislativo.

A rede CNN comparou o resultados das eleições com o governo Obama e informou que, aparentemente, os americanos gostam de seu presidente, mas da pessoa dele, e não tanto de seu governo. O papel dos EUA no Afeganistão também é, para a CNN, cada vez mais relevante para a avaliação de Obama.

Matéria original

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

O Existencialismo de Sartre em O Ser e o Nada

por AILA ALMEIDA MENDES Comprei o Ser e o Nada de Sartre quando...

5 mães são agredidas por vestirem seus bebês de vermelho. Vejam os relatos

Em SP, uma mãe recebeu uma pedrada, na altura...

Milhares de alemães protestam contra a violência de extrema-direita

Milhares de pessoas saíram às ruas de Berlim neste...

Cuidando dos encantadores ‘peu-peus’ da Clarinha…

Acordo com o canto de passarinhos e, após o...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=