MEC deve liberar inscrição para bolsas do ProUni nesta semana

Data ainda não foi divulgada, mas definição é esperada para os próximos dias

 

Mais um pouquinho de paciência. Para os candidatos interessados no ProUni, programa do governo federal que concede bolsas integrais e de 50% a alunos de baixa renda em faculdades particulares, a espera pela inscrição pode parecer longa, mas ela está perto de acabar.

A expectativa do MEC é que a portaria que define as datas seja publicada nos próximos dias e que as inscrições sejam abertas até o final desta semana.
Para quem ainda não está familiarizado com o programa, ele funciona assim: com base na nota do Enem 2009, os alunos podem se inscrever em até cinco cursos e optar por dois tipos de bolsa -integral, caso a renda familiar per capita seja inferior a um salário mínimo e meio, ou de 50%, se tal renda for menor que três salários.

Pelo sistema onde é feita a inscrição, é possível acompanhar diariamente a nota mínima necessária para conseguir a bolsa no curso desejado. Como os alunos podem alterar suas opções enquanto o sistema estiver no ar, essas notas podem mudar de um dia para o outro.

Exatamente pela característica mutável do sistema, Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, pré-vestibular popular que recebe muitos interessados no ProUni, aconselha seus alunos a não bobearem nesse período. “Peço que eles tenham a paciência de consultar o sistema todos os dias.”

Tanta preocupação é justificável. O fato de estar acima da nota mínima em um dia não é garantia de que o aluno obtenha a bolsa no fim do processo.
O mecanismo serviu de base para o que está sendo usado no sistema unificado do Enem.

Danilo de Lima, 20, ainda tem dúvidas sobre como usará o sistema do ProUni, mas seu sonho é que o programa permita que ele curse direito no Mackenzie ou na PUC de graça.

“Só posso estudar nessas universidades se for com bolsa integral”, diz o rapaz, que é operador de estoque de uma loja em São Paulo. Ele trabalha durante o dia e só tem tempo de estudar à noite e nos finais de semana.

Para ter direito a uma das 160 mil vagas que o MEC vai oferecer para o primeiro semestre de 2010, Danilo não terá uma tarefa fácil. Como no vestibular tradicional, candidatos a cursos concorridos em boas universidades, como é seu caso, precisam de um desempenho ótimo no Enem para obter a bolsa.

 

Fonte: Folha de S. Paulo

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=