Quase 19 milhões de trabalhadores serão contratados em 2010, diz Ipea

Por: MARIANA SALLOWICZ

Quase 19 milhões de trabalhadores deverão ser contratados em 2010, em empregos abertos neste ano (2 milhões) e outra parte em reposição de vagas (16,6 milhões) por dispensa de funcionários, segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta quarta-feira. No ano passado, foram criadas 995.110 vagas com carteira assinada, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
 
Porém, não serão todos os trabalhadores disponíveis que serão contratados. A estimativa é de que haja 24,8 milhões de pessoas buscando emprego, mas apenas 18,6 milhões serão admitidos. Entre os disponíveis, 19,3 milhões têm qualificação e experiência profissional.
 
"Ou seja, 22,2% dos trabalhadores não possuem qualificação segundo os níveis considerados necessários pela demanda existente", detalha o estudo. Dessa forma, o Brasil deverá ter um excedente de quase 653 mil trabalhadores com experiência profissional que ficarão sem emprego.
 
Por Estado
São Paulo deverá ser, em 2010, o Estado com maior abertura de novos empregos –700 mil dos 2 milhões– e com maior rompimento de contratos de trabalho (5,4 milhões de demitidos). Na contrapartida, aparece o Estado de Roraima, com 1.100 postos de trabalho abertos e 14 mil demissões.
 
No levantamento por setor econômico, a maior geração de vagas deverá ser no comércio e reparação (850 mil), indústria (300 mil) e alojamento e alimentação (250 mil).
 
"Em compensação, esses mesmos setores deverão ser os principais responsáveis pela prática da rotatividade da mão de obra (demissão e admissão de trabalhadores, geralmente por salário menor), com rompimento de mais de 16,6 milhões de contratos de trabalho", informa o estudo.

 

Fonte: Folha Online
 

+ sobre o tema

Nova identidade tem CPF como número principal, QR code e abriga dados de outros documentos

O governo federal quer acelerar a corrida para digitalizar...

ONU pede que Brasil legalize aborto e denuncia ‘fundamentalismo religioso’

Alertando sobre o avanço do que chamou de "fundamentalismo...

Trump se torna 1º ex-presidente condenado em ação criminal na história dos EUA

Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente considerado culpado pela...

Um compromisso nacional

Alfabetizar todas as crianças foi colocado desde o início...

para lembrar

A colonização do pensamento evidencia a subalternidade

Alguns episódios da política nacional impeliram-me a pensar mais...

Ginecologista é acusado de abusar de pacientes em SP

Taubaté, SP - O médico ginecologista Hélcio Andrade, acusado...

Crime no ABC: nesses momentos, decidimos que tipo de sociedade nós somos

Alguns leitores têm me cobrado uma posição a...

Descolonizar Mentes – por Joel Zito Araújo

Socializando um artigo que publiquei no O GLOBO sobre...

Mapa aponta que quase meio milhão de cariocas passam fome

A insegurança alimentar grave é realidade em 7,9% das casas na capital fluminense. Em números absolutos, são 489 mil pessoas que passam fome. Cerca de 2 milhões de cariocas convivem...

STF intima governo de SP a se manifestar em ação sobre edital de câmeras

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, intimou o governo de São Paulo a se manifestar em até 72 horas sobre ação que questiona edital que...

Alfabetização de crianças retoma nível pré-pandemia, mas quase metade de alunos no 2º ano ainda não sabe ler e escrever

O governo federal afirmou nesta terça-feira que 56% das crianças alcançaram em 2023 o patamar de alfabetização registrado no período pré-pandemia, em 2019. Com...
-+=